Proposta para a Viabilização do Futebol Português na Época 2020/2021

Para: LIga Portuguesa de Futebol Profissional; Federação Portuguesa de Futebol

Vimos por este meio solicitar à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol, entidades que regulam e gerem o "desporto rei" no território nacional, que os prémios de acesso e/ou presença nas fases de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, atribuidos aos clubes que venham a ser apurados para estas competições na próxima época desportiva, 2020/2021, sejam excepcionalmente distribuídos a todos os clubes da I e II Liga nacionais, com o objectivo de salvar o futebol português.
Por causa da Covid-19, a situação financeira dos participantes nas competições portuguesas da I e da II Liga é de tal forma grave e complexa que provavelmente muitas destas equipas não vão ter, muito em breve, condições mínimas para sobreviver e competir na próxima temporada.
A situação é extremamente preocupante, pois terá consequências imprevisíveis, mas todas negativas e penalizadoras, junto de todos os agentes desportivos envolvidos, em particular jogadores, equipas técnicas, staff de apoio e elementos afetos ao processo de organização do jogo.
Deste modo, a distribuição equitativa dos prémios de entrada/acesso às competições europeias (excluindo obviamente os valores que advirão do mérito dos pontos averbados nas fases de grupos e eliminatórias subsequentes) permitirá salvar o futebol de alta competição em Portugal, fazendo-se uso de um mecanismo solidário que viabilizaria a gestão imediata dos clubes de menor dimensão; aqueles que, no fundo, menos argumentos e receitas possuem para lidar com os duros e previsíveis efeitos impostos pela crise decorrente desta pandemia de repercussão mundial.
Esta medida excecional trará igualmente aspectos positivos aos chamados "grandes", visto que só é possível realizar campeonatos com interesse público se existirem competidores com capacidade de ir a jogo.
Esta é mais uma oportunidade de o futebol em Portugal mostrar que consegue decidir e caminhar junto para uma solução justa.
Longe de motivações enviesadas e do clubismo extremo, muitas vezes acentuado por ferramentas de comunicação que acabam por promover apenas o fanatismo, pretende-se que todos os assinantes da presente petição se sintam, antes de tudo, adeptos de futebol e potenciadores de uma medida de gestão fundamental para o bem de todos.

Esta petição foi criada em 27 abril 2020