Cancelamento da abertura de Universidades e Escolas até que a pandemia esteja mais controlada
Para: Assembleia da República
Exmo. Sr. Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e Sr. Primeiro-ministro António Costa,
Venho por este meio,mostrar a minha indignação perante a possível abertura de Universidades e Escolas a partir do dia 4 de maio. Para tal, considero que acima da economia e, sendo esta bastante importante, está a saúde da população, que incorpora uma preocupação de nível maior. Deste modo, a partir dos números transmitidos, diariamente, eu enquanto estudante, não me sinto segura de retomar às aulas mesmo com o uso de máscara uma vez que, para realizar esta rotina tenho de me deslocar através de vários meios de transporte. Ao mesmo tempo, os resultados não são de todo satisfatórios para que seja possível voltar a espaços com grande aglomerado populacional. Assim, é de valor referir que não sendo a melhor opção, as aulas conduzidas a partir de casa, neste momento, são a única alternativa possível para que a segurança dos portugueses esteja assegurada.
Por fim, tal como o lema exibido "(...) lembrem-se que quanto mais cedo nos distanciarmos, mais cedo nos abraçaremos", o mesmo acontece aqui, é preferível ter contenção este ano lectivo do que andar a arrastar a situação por largos meses. Além disso, não podemos sobrepor a economia a todo o trabalho desenvolvido pelas autoridades de saúde. Estar a abrir as escolas e universidades agora, seria deitar todo o desempenho e esforço da população por água a baixo.
O vírus não é algo que os países já tenham controlo, portante, ele continua a reinar. Não queiram sobrepor-se a ele com base em resultados que neste momento, consideram satisfatórios, o que é agora, amanhã pode deixar de ser.
Atenciosamente