Petição para a não reabertura dos estabelecimentos de creche e pré-escolar em Portugal no mês de maio e junho devido a SARS-CoV-2
Para: Primeiro-Ministro
Perante a situação atual do SARS-CoV-2 (coronavírus) que provoca a doença COVID-19, serve a presente petição para solicitar a não reabertura dos estabelecimentos de creche e pré-escolar nos meses de maio e junho de 2020.
Conhecendo já o Governo a forma fácil de propagação do coronavírus e a importância de manter as regras de distanciamento social e etiqueta respiratória são precisamente os estabelecimentos de creche e pré-escolar os que devem ser considerados os mais frágeis, acima mesmo dos estabelecimentos de ensino básico, secundário e superior.
O número de crianças nas salas (que chegam a ser 25) e o tamanho dos espaços disponíveis não estão minimamente adaptados para o cumprimento das medidas rigorosas para evitar a propagação do COVID-19. Para além de partilharem as mesmas salas as crianças partilham ainda o mesmo refeitório, as mesmas casas de banho, os mesmos brinquedos e a maioria das atividades são realizadas em grupo.
Partilham ainda a enorme vontade de se abraçarem, tocarem, beijarem e de levarem as mãos a todo o lado. São ainda as crianças que mais dificilmente entenderão a necessidade de utilização de máscaras.
Seria uma irresponsabilidade total do Governo reabrir os estabelecimentos de creche e pré-escolar.
Não vamos brincar, isso cabe-lhes especialmente a elas. Com as nossas crianças, NÃO!!!
Mais importante que a formação das crianças prestada nos serviços de creche e pré-escolar é a sua segurança e a sua saúde, PORQUE SÃO AS NOSSAS CRIANÇAS O FUTURO DE PORTUGAL.