Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

MÁSCARAS GRATUITAS PARA OS SINTRENSES, JÁ!

Para: CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA

Pela nossa saúde pública.

Os sintrenses, bem como os portugueses, continuam a ser afetados pelo vírus Covid-19 e o número de infetados cresce todos os dias, segundo os dados divulgados pela Direção Geral da Saúde.

A dimensão territorial e sobretudo humana, com mais de 400 mil habitantes, colocam o concelho de Sintra numa situação sensível à expansão da pandemia.

É necessário, imperioso, que se criem condições de proteção a todos aqueles que habitam e trabalham no conjunto das freguesias do concelho, a começar por todos aqueles que estão na primeira linha da prevenção e do tratamento ao novo corona vírus, destacando-se o pessoal da saúde, as forças de segurança, os bombeiros, os colaboradores das instituições, estatais,corporativas ou privadas que atuam em diferentes dimensões da vida das nossas comunidades.

Importa, também, salvaguardar as populações mais frágeis, sobretudo os de maior idade e aqueles que estão identificados como grupos de risco, bem como os sintrenses que obrigatoriamente têm de trabalhar presencialmente; quer através de viatura própria, quer através do serviço de transporte público. As imagens que têm vindo a público sobre a forma como estão a ser prestados estes serviços merecem preocupação, pela sobrelotação de autocarros e comboios.

Recentemente, "a Direção-Geral da Saúde (DGS) alargou recentemente a recomendação de uso de máscara cirúrgica para proteção à Covid-19 a profissionais “fora das instituições de saúde” que lidem com doentes ou suspeitos e aos que prestam “serviços essenciais” à população".

Neste quadro de profunda preocupação, é preciso adotar medidas de proteção individual para que se possa salvaguardar a saúde pública.

É reconhecido que as autarquias têm assumido papel primordial no combate à pandemia. Existem bons exemplos.

É conhecida a situação de alívio orçamental da autarquia sintrense, a qual tem nas contas bancárias mais de 170 milhões de euros,

Por tudo isto, os subscritores desta petição propõem que a Câmara Municipal de Sintra compre e distribua gratuitamente máscaras cirúrgicas, conforme recomendação da DGS, de forma generalizada aos sintrenses anteriormente identificados. De forma gradual, mas urgente, socorrendo-se dos serviços municipais, das juntas de freguesia e dos CTT para concretizar esta ação.

O Vereador da Câmara Municipal de Sintra
Marco Almeida
www.marcoalmeida.net



Qual a sua opinião?

MÁSCARAS GRATUITAS PARA OS SINTRENSES, JÁ!, para CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA foi criada por: Sintrenses.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.897 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.