Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Apoio imediato do governo e dos municípios do Algarve para os músicos Algarvios

Para: Primeiro_Ministro; Municipios de Albufeira; Alcoutim; Aljezur; Castro Marim; Faro; Lagoa; Lagos; Loulé; Monchique; Olhão; Portimão; Silves; São Brás de Alportel; Tavira, Vila do Bispo; Vila Real de Santo António.

Serve a presente petição para pedir apoio imediato ao governo e aos municípios do Algarve para os músicos Algarvios.

Perante a crise provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), que levou a um cancelamento geral de todas as atividades artísticas e a um encerramento das instituições públicas e privadas de cultura, assim como toda a industria turística onde 100 % dos músicos do Algarve trabalha, os músicos e técnicos animadores da hotelaria Algarvia enfrentam atualmente uma grave crise financeira que se ira arrastar no mínimo por mais um ano. Todos enfrentamos uma total falta de perspetiva de futuro profissional pois o turismo será uma das ultimas senão a ultima atividade a se reerguer da crise que se avizinha. Pedimos, por isso, máxima sensibilidade e cuidado pelo atual momento e pela situação social vulnerável em que muitos se encontram, apelando à criação de mecanismos de apoio que não dividam, excluam, eliminem, e que contemplem todos os potenciais interessados e necessitados.

Propomos a realização de espetáculos em todos os municípios do Algarve apoiados pelos mesmos que serão emitidos online ou nos canais de cabo, caso estes estejam interessadas, pagando como é óbvio um valor a combinar aos artistas e técnicos envolvidos assim como os respetivos direitos de autor. O estado de emergência, constitui uma ameaça ao ecossistema cultural do Algarve que colocou todos músicos, técnicos e os demais, numa situação de falência grave.

Gostaríamos de alertar que esta nossa petição não invalidada que outras regiões do pais se organizem e repliquem esta nossa iniciativa.

O Ministério da Cultura pode assim apoiar esta iniciativa assim como os municípios do Algarve, as empresas e particulares. Queremos criar um festival de música portuguesa no Algarve, para apoiar músicos e técnicos. muitos dos quais não encontram qualquer cabimento em nenhuma linha de apoio a artistas, trabalhadores independentes e entidades.

Contamos que o Ministério da cultura crie condições estratégicas e financeiras para que este projeto e todos os outros projetos que se venham a organizar, aconteçam e sejam promovidos e apoiados, em diálogo concertado com os mais variados agentes culturais, e tendo em conta as suas especificidades artísticas e técnicas, bem como pela sua geografia de ação no país.

A classe artística necessita de um reforço claro e objetivo à linha de apoio a artistas e entidades, de um mecanismo que reforce a sua proteção social perante o estado e legisle a sua contribuição à sociedade através do reconhecimento do seu estatuto de intermitência.


Pedimos imparcialidade, justiça e transparência absoluta sobre todos os critérios de atribuição e distribuição de oportunidades e fundos públicos. Pedimos inclusão, atenção e cuidado e a procura de uma resposta comprometida com a realidade dos agentes culturais do país que trabalham diariamente pela cultura portuguesa.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
312 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.