Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Desconto da Mensalidade das creches da Santa Casa Da Misericórdia de Cascais face à pandemia

Para: Departamento de infância da Santa Casa da Misericórdia de Cascais

Exma. Sra. Provedora Isabel Miguens Bouças,

Face à atual conjuntura da pandemia mundial, vivemos todos uma situação sem paralelo. Este momento exige um esforço acrescido por parte dos pais, dos educadores e das instituições educacionais.

A realidade que temos neste momento exige de todos, enquanto sociedade civil, um esforço acrescido a todos os níveis: económico, social e até pessoal.
A Circular difundida pela Sra. Provedora Isabel Bouças, através da direção de cada creche/infantário no dia 6 de Abril, apresenta genericamente as obrigações e dificuldades, presentes e futuras, sentidas pela Santa Casa da
Misericórdia de Cascais e os seus funcionários, mas parece ignorar as dificuldades das famílias durante este período de crise de saúde pública;

Infelizmente nesta fase, cada família entenderá perfeitamente o quão dependente é dos vencimentos que são auferidos no emprego, e da consequente redução que esta crise nos trouxe sem sabermos até quando.
Neste momento a realidade da maioria das famílias em Portugal é a seguinte:
a. Têm pelo menos um pai como cuidador dos seus filhos, desde logo a receber 66 % da sua remuneração, e/ou;
b. Os pais podem já ter sido alvo de lay-off, e como tal a receber 66 % da sua remuneração e/ou;
c. Os pais são trabalhadores independentes ou empresários e têm neste momento os seus rendimentos diminuídos ou mesmo suspensos, em virtude dos impactos do atual Estado de Emergência e do isolamento por ele imposto.

O isolamento em casa que todos estamos sujeitos, fazem disparar os custos fixos de cada lar, nomeadamente com água, luz e gás, valores que por sua vez serão mais reduzidos nas creches, havendo neste contexto uma transferência de custos das infantários/creches para os lares.

Face ao acima exposto, propomos que, em virtude da crise sanitária que atravessamos, bem como das repercussões económicas que dela resultam e em nome da necessária solidariedade que todos, enquanto comunidade, devemos cumprir, as mensalidades a partir de Abril de 2020 (inclusivé), deverão sofrer uma redução de 2/3. Tal situação vigorará enquanto se verificar a suspensão de frequência de estabelecimentos de ensino decretado pelo Governo Português.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 08 abril 2020
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
291 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.