Redução das Propinas da Universidade Europeia
Para: Agrupamentos da Universidade Europeia
Exmos membros da Direção,
Dada a situação atual do país e do mundo por consequência da pandemia que vivemos, é necessário um esforço coletivo e um verdadeiro trabalho de parceria entre os alunos e a universidade para ajudar a minimizar os impactos da crise.
Constatemos os factos:
- A universidade está fechada por período indefinido não podendo, por motivos de força maior, cumprir o seu papel no que diz respeito à educação dos alunos.
- Por sua vez, todos os estudantes com estatuto de trabalhador-estudante e encarregados de educação encontram-se neste momento numa situação crítica de elevada exigência, uma vez que ou têm de continuar a trabalhar em condições adversas para garantir a subsistência das empresas nas quais trabalham ou dos seus próprios negócios ou estão neste momento em licença para assistência à família ou em regime de lay off, com cortes significativos no seu rendimento.
- Para além destas condições, são estes mesmos alunos e encarregados de educação que têm de garantir o apoio diário aos mesmos ou aos seus educandos na sua aprendizagem.
- Por fim, sabemos que esta pandemia, para além dos efeitos imediatos que nos confina a liberdade de movimentos e de atuação, trará uma consequência igualmente grave que será uma crise económica de escala global.
Posto isto, e sendo todos nós alunos da universidade, os maiores interessados na continuidade do projeto educativo, é imperativo que se tomem desde já medidas sérias e ajustadas à gravidade do contexto.
A universidade deverá ser solidária e responsável por garantir a viabilidade do projeto educativo que lidera, garantindo que todos os alunos poderão continuar a usufruir do mesmo. Para tal, é necessário compartilhar o impacto desta crise com as famílias, ajustando as mensalidades das instituições.
Considerando que, por consequência de não funcionamento das instituições, existirá por certo uma redução de algumas das despesas tais como água, luz, limpeza diária, papel, etc… a nossa expectativa seria de uma redução dos valores de mensalidade.
Consideramos que uma redução nas mensalidades dos próximos meses, seria justo e ajustado para ambas as partes (universidade e famílias), permitindo às instituições continuar também a garantir o seu compromisso com os seus trabalhadores.
Para as famílias que assumiram o compromisso anual de pagamento, sugerimos que os valores fiquem em crédito para o próximo ano.
Neste momento difícil e mais do que nunca temos de ter uma atitude de parceria, pelo que dividirmos esforços para que todos ultrapassem da melhor forma o esforço económico inerente a esta crise parece-nos uma medida verdadeiramente justa.
Com toda a consideração,
Os estudantes universitários de todo o agrupamento da Universidade Europeia.