Petição sobre Mensalidades Colégio D. PedroV

Para: Administração Colégio D.Pedro V

À Direcção do Colégio D. Pedro V

Os nossos melhores cumprimentos,

Os Encarregados de Educação dos Alunos do ensino pré-Escolar e ensino Básico vêm comunicar, por este meio, a discordância e insatisfação com decisão unilateral relativo ao pagamento exigido das mensalidades do mês de Março (que já foram pagas na integra), mês de Abril bem como os descontos não cumulativos.
O desconto de 10% para o pré-escolar e 5% para o ensino básico para o mês de Março é manifestamente abusivo, quando se verificou uma interrupção dos serviços contratados ao Colégio D. Pedro V por parte deste. A interrupção foi imposta pelo Estado Português, como têm perfeito conhecimento, e não pelos Encarregados de Educação.

O Colégio D.Pedro V invoca desconhecimento das responsabilidades financeiras do colégio por parte dos Encarregados de Educação mas, quero relembrar vossas excelências que é de conhecimento público os relatórios de contas do Colégio onde se constata uma boa almofada financeira. Este ponto é, portanto, inválido como argumento de sustentação da vossa posição.

O Colégio reporta preocupações com os seus colaboradores no que diz respeito às suas situações financeiras esquecendo-se que, também os alunos que frequentam o Colégio têm família, onde algumas delas estão com o salário reduzido, algumas já foram vítimas do desemprego, e muitos outros infortúnios muito bem conhecidos por vossas Excelências. Os vossos colaboradores merecem todo o nosso apoio e carinho, por isso estamos a tentar com que haja uma base de entendimento entre os Encarregados de Educação e Colégio D.Pedro V.

O Colégio além do relacionamento comercial que tem com a sociedade tem também uma missão de solidariedade para com esta. As últimas atitudes e posições tomadas pelo Colégio não o demonstram, o que é de lamentar. Constata-se perfeitamente na forma como o Colégio respondeu aos inúmeros emails enviados pelos Encarregados de Educação a título individual – silêncio ensurdecedor.

Não pretendemos que o colégio assuma as responsabilidades por inteiro, queremos sim uma razoabilidade nas decisões tomadas de forma a continuarmos TODOS a interagir como sociedade – colégio de forma harmoniosa quando esta manifesta crise for ultrapassada e não deixar ninguém para trás.

O Colégio que também sabe utilizar os meios electrónicos para comunicar eventos, necessidades que surgem para as “festas” podia perfeitamente ter utilizado os mesmos meios para encontrarmos o bom senso nesta questão quer através dos Coordenadores de Turma, quer através de respostas aos emails dos Encarregados de Educação.

Devendo ter conhecimento das medidas de apoio lançadas pelo Governo Português relativas ao COVID-19, queremos relembrar que, não é aos Encarregados de Educação que deve recorrer.

Até ao momento não é do conhecimento dos Encarregados de Educação que medidas o Colégio está a tomar para o 3º período lectivo, de que forma se vão realizar as aulas, a transmissão de conhecimento, o valor das mensalidades. Está tudo muito inerte, a única preocupação do Colégio foi: pagamento do mês de Abril a 100%.

Assim, e de acordo com os motivos expostos, os Encarregados de Educação subscritores desta petição consideram a redução de preço decidida por Vossas Excelências claramente desajustada. Solicita-se que que a redução do valor da mensalidade seja claramente superior à imposta, adequando-se ao serviço efectivamente prestado.

Apelamos ao vosso bom senso e discernimento perante tais situações de forma a não recorrermos a outros meios ao nosso dispor como forma de protesto e resolução, que tão penalizadores seriam para o Colégio.

Utilizando uma frase de um Encarregado de Educação que já transmitiu a sua insatisfação por email: “Não queremos de forma alguma que o Colégio pereça, tal como com certeza, a V. Instituição não quererá o perecimento das nossas famílias.”

Com os melhores cumprimentos,

Os Encarregados de Educação