Mensalidade da escola Salesianos Estoril face à situação de pandemia

Para: Direção da escola Salesianos do Estoril

Exmos membros da Direção,

Dada a situação atual do país e do mundo por consequência da pandemia que vivemos, é necessário um esforço coletivo e um verdadeiro trabalho de parceria entre encarregados de educação e escola para ajudar a minimizar os impactos da crise.

Constatemos os factos:
- A escola está fechada por período indefinido não podendo, por motivos de força maior, cumprir o seu papel no que diz respeito à educação dos alunos.
- Apesar do esforço dos professores, a escola online e os trabalhos enviados por email não são suficientes para garantir aos alunos tudo o que necessitam para o processo de aprendizagem, cabendo aos pais e encarregados de educação assumir essa mesma função.
- Por sua vez, os pais e encarregados de educação encontram-se neste momento numa situação crítica de elevada exigência, uma vez que ou têm de continuar a trabalhar em condições adversas para garantir a subsistência das empresas nas quais trabalham ou dos seus próprios negócios ou estão neste momento em licença para assistência à família, com cortes significativos no seu rendimento.
- Para além destas condições, são estes mesmos pais e encarregados de educação que têm de garantir o apoio diário às crianças e jovens na sua aprendizagem.
- Por fim, sabemos que esta pandemia, para além dos efeitos imediatos que nos confina a liberdade de movimentos e de atuação, trará uma consequência igualmente grave que será uma crise económica de escala global.

Posto isto, e sendo todos nós encarregados de educação e escola, os maiores interessados na continuidade do projeto educativo das nossas crianças e jovens é imperativo que se tomem desde já medidas sérias e ajustadas à gravidade do contexto.
A escola deverá ser solidária e responsável por garantir a viabilidade do projeto educativo que lidera, garantindo que todos os alunos poderão continuar a usufruir do mesmo. Para tal, é necessário compartilhar o impacto desta crise com as famílias, ajustando as mensalidades da escola.
Considerando que, por consequência de não funcionamento da escola, existirá por certo uma redução de algumas das despesas tais como água, luz, limpeza diária, papel, etc… a nossa expectativa seria de uma redução dos valores de mensalidade.

Consideramos que uma redução de 30% nas mensalidades, para todos os alunos e não apenas para os que pagam por débito direto, com efeitos a partir do primeiro dia sem aulas seria justo e ajustado para ambas as partes (escola e famílias), permitindo à escola continuar também a garantir o seu compromisso com os seus trabalhadores.
Para as famílias que assumiram o compromisso anual de pagamento, sugerimos que os valores fiquem em crédito para o próximo ano.

Neste momento difícil e mais do que nunca temos de ter uma atitude de parceria, pelo que dividirmos esforços para que todos ultrapassem da melhor forma o esforço económico inerente a esta crise parece-nos uma medida verdadeiramente justa.

Com toda a consideração,
Os Pais e Encarregados de Educação da Escola Salesianos do Estoril (que concordam e assinam a petição)

Esta petição foi criada em 31 março 2020