PETIÇÃO PRESERVAR A SERRA DE CARNAXIDE

Para: Assembleia da República

Nota prévia:

A petição “Preservar a Serra de Carnaxide” está também no site da Assembleia da República em https://participacao.parlamento.pt/initiatives/967

No final de Março, data em que a petição ultrapassou as 1500 assinaturas no site da Assembleia da República, esta mesma petição foi também disponibilizada neste site (petição pública) devido à maior facilidade de assinatura.

Dois sites disponibilizados, a mesma petição, o mesmo objectivo, ultrapassar as 4000 assinaturas!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PETIÇÃO PRESERVAR A SERRA DE CARNAXIDE

Esta petição pretende congregar cidadãos atentos e sensibilizados em defesa da preservação da Serra de Carnaxide, uma zona verde ímpar localizada numa região altamente urbanizada que acolhe quase um terço da população Portuguesa.

A Serra de Carnaxide, com 600 hectares, é uma das escassas manchas verdes da área metropolitana de Lisboa que pode contribuir para a melhoria da qualidade do ar e da saúde pública, promovendo a adaptação às alterações climáticas.

Neste momento existem projectos de urbanização que ameaçam a Serra de Carnaxide, estando alguns em curso e outros em fase de plano ou projecto. A sua implementação iria destruir a Serra, causando impactos significativos a curto, médio e longo prazo, tanto para as populações como para o ambiente o qual integra interessantes dimensões a nível de solos, água, flora e fauna, além de património arquitectónico classificado.

A preservação da Serra promoverá a sustentabilidade do meio hídrico (rios e águas subterrâneas) e dos ecossistemas que lhes estão associados.

A riqueza em águas subterrâneas encontra-se evidenciada pela sua utilização passada, materializada no património arquitectónico constituído pelo aqueduto de Carnaxide e o aqueduto das Francesas (ambos subsidiários do aqueduto das Águas Livres) e as suas clarabóias, estruturas circulares e mãe-de-água.

Os conhecimentos científicos actuais, as práticas de governança sustentadas, bem como acordos e tratados com que Portugal se comprometeu incluindo a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU (impondo metas a atingir já em 2020) impõem a urgente necessidade duma nova gestão do território da Serra de Carnaxide.

É possível encontrar soluções inovadoras para uma gestão integrada e sustentável do património natural e arquitectónico da Serra de Carnaxide, reconhecendo e tirando partido do seu imenso valor ambiental e socio-económico, além de turístico e lazer, para as populações e municípios.

A cidadania responsável, protegendo o ambiente e exigindo justiça social, é um direito que nos possibilita co-criarmos o país em que queremos viver!

Convidamo-lo a assinar esta Petição e a promover a sua divulgação. Esta será entregue na Assembleia da República pedindo aos deputados acções para um plano de preservação, gestão e usufruto por todos nós do valioso património que é a Serra de Carnaxide.

Dezembro de 2019

Subscritores: Ana Estela Barbosa, Ana Maria Azevedo, André Cid, André Martins, António-Pedro Vasconcelos, Cecília Longo, Daniel Martins, Diogo Dinis, Elisabeth Martins, Eugénio Sequeira, Filipe Duarte Santos, Jorge Fernandes, Jorge Marques, Paulo Martins, Sara Martins, Vitor Pinheiro, Teresa Marat-Mendes.

Acompanhe em facebook "Preservar a Serra de Carnaxide"