Vamos usar o dinheiro das festas de Braga para comprar ventiladores.

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga,

Prevenção, antecipação, segurança, ação.

Braga deve e pode usar o valor das festas já canceladas pela pandemia provocada pelo Covid 19 para adquirir ventiladores.

Não vamos acreditar que será diferente connosco sem prevenção, não vamos reagir, vamos agir.

Podemos, nas próximas horas, fazer uma encomenda de 50 ventiladores que podem salvar vidas. Braga tem poder económico, no entanto, não pedimos que seja usado dinheiro para outros compromissos, mas somente, o valor das festas que foram canceladas e lamentavelmente não vamos ficar por aqui. Por exemplo:

- Semana Santa- 45 mil euros
-Braga Romana- 200 mil euros
- Festa Branca- 500 mil euros
- Entre outras, como o S. João e vários eventos desportivos e culturais cancelados.

Contabilizamos, nestes exemplos, mais de 1 milhão de euros, valor suficiente para a compra que muitos bracarenses desejam e têm esse direito, porque falamos de dinheiro público.

Mas, será necessário?

O Hospital de Braga, hospital distrital, surge como uma unidade de saúde de referência e bem equipada mas não está, como nenhum hospital português, apto para a pandemia que marca a história do século XXI. Há a possibilidade, admitida por vários profissionais de saúde a nível nacional , de falta de recursos (como ventiladores) em semanas, porém, se tivemos tempo para os adquirir como vamos aceitar que falhamos perante os outros? Os que perdem para a doença? Não podemos equacionar esse desfecho, não podemos falhar, mas para isso temos de agir, agora.

Sr. Presidente, Sun Tzu no livro “A arte da guerra” diz:

“A desordem tornada ordem baseia-se no cuidado com a organização:
O medo tornado coragem, na energia em potência;
A fraqueza tornada força, na disposição das tropas”

Estamos em guerra, numa guerra em que partimos em desvantagem, porque não conhecemos o inimigo, porque os aliados também estão em guerra e porque temos o dever e o direito de querer fazer mais por Braga.

Neste momento, centenas de bracarenses e pessoas que escolheram Braga para morar ou laborar estão a combater o Covid-19 na linha da frente, são médicos, enfermeiros, auxiliares, motoristas, farmacêuticos, funcionários de serviços essenciais e autoridades, todos estão a fazer um trabalho grandioso. Mostram-nos quem é essencial na sociedade para manter os restantes em segurança com garantia de que temos condições para fazer a nossa parte: ficar em casa.

Contudo, muitos bracarenses querem intervir mais, querem ajudar com material médico, não querem quem está na linha da frente a pensar nisso, querem que estejam a fazer o seu trabalho com tudo o que a ciência disponibiliza.

Braga pode comprar material médico (ventiladores) porque é a vontade de muitos bracarenses. Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Braga, eleito numa democracia representativa depende de si disponibilizar o dinheiro das festas que alegram a cidade para salvar vidas, mas é seu dever ouvir e agir em prol dos interesses e vontade dos bracarenses.

Quando tudo passar festejaremos, agora vamos enfrentar esta guerra, que convoca todos.

António Tabucchi, em 2001 disse ao presidente da República italiano que o “político deve tranquilizar consciências” contamos consigo?

Se concorda assine a partilhe.

#portodos

Vamos usar o dinheiro das festas de Braga para comprar ventiladores. , para Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, foi criada por: Braga para Todos .
Esta petição foi criada em 28 março 2020