Bancos não podem lucrar com a crise provocada pela COVID-19!

Para: Exmo Sr Presidente da República, Exmo Sr Presidente da Assembleia da República, Exmo Sr Primeiro Ministro

No momento particularmente difícil que atravessamos, quando a saúde mundial está em causa e a incerteza quanto ao futuro supera o imaginável, é com indignação que constatamos que a Banca Portuguesa vai aplicar juros às Empresas que recorram aos exíguos apoios colocados à disposição das que deles necessitam.
Quando ouvimos o Senhor Primeiro Ministro anunciar medidas excecionais de apoio às micro, pequenas e médias Empresas e apelar à manutenção dos postos de trabalho, somos forçados a colocar algumas questões:
COMO vamos manter postos de trabalho em Empresas que se encontram encerradas por todas as contingências inerentes à COVID-19?
COMO vamos manter postos de trabalho em Empresas que não faturam desde o início do mês e sem perspetivas de alteração da situação a curto prazo?
COMO vamos manter postos de trabalho em Empresas que dependem 100% do Turismo, direta ou indiretamente?
Há anos que pagamos os “prejuízos” da Banca, na maior parte das vezes fruto da má gestão dos seus responsáveis que apesar de tudo continuam impunes...
Chegou a hora de a Banca se “redimir” e criar condições verdadeiramente favoráveis à sobrevivência das Empresas, em vez de se preocupar com os dividendos que pode retirar de uma catástrofe desta dimensão.
Apelamos a um verdadeiro apoio às micro, pequenas e médias Empresas, sem pagamento de qualquer tipo de juros à Banca e com parte desse apoio a fundo perdido.

Esta petição foi criada em 23 março 2020