Covid-19 - Centros de Inspecção Automóvel (IPO)

Para: Exmo. Sr.Ministro da Administração Interna e IMT

Excelentíssimo Sr. Ministro da Administração Interna e IMT

Os Centros de Inspecção Automóvel são uma zona de risco e que deveriam ser abrangidos pelo estado de Emergência decretado esta quarta-feira pelo governo.

Não existe um mínimo de condições possíveis para eliminar/evitar o contágio por pela Covid-19 pelas seguintes razões:

Temos de lidar directamente com os clientes embora usemos desinfetante, estejamos isolados e protegidos com luvas e desinfectante, mexemos em documentos muito degradados e com condições de higiene muito duvidosas. Além desta possibilidade de contágio e apesar de estarmos com luvas temos de lidar também com dinheiro vivo e atender o telefone que apesar de estar desinfectado após estes manuseamentos deixa de o estar.

Os veículos que são inspeccionados grande parte das vezes não têm um mínimo de condições de higiene interior tornando-se assim também em gravíssimos contagiantes. Apesar de termos todos os cuidados de higiene existe sempre o risco de contacto inadvertidamente com a pele exposta (membros superiores).

O número de inspecções aumentou substancialmente nestas últimas semanas, pois as pessoas que deveriam estar em casa a fazer acompanhamento aos familiares, quarentena ou tele-trabalho aproveitam para sair de casa para fazerem a sua inspecçãozinha, não se preocupando minimamente com os profissionais que têm de lidar com estas situações.

Sabemos que existe um lobby por parte das grandes empresas, seguradoras, proprietários dos centros de inspecção, grandes oficinas, etc., mas pensamos que o governo não irá ceder a estes interesses já instalados.

Pedimos encarecidamente para encerrar os centros de inspecção, reabrindo os mesmo quando o estado de emergência terminar.

Estaremos dispostos a trabalhar em casos excepcionais, como polícia, bombeiros e outras excepções.

Agradecemos a atenção do Sr. Ministro porque todos somos portugueses e todos somos iguais, e acreditamos que a força deste governo não cede aos lobbyes instalados.

Esta petição foi criada em 20 março 2020