Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Vamos reduzir os Aeroportos aos serviços mínimos

Para: Assembleia da República

É inadmissivel a irresponsabilidade a que assistimos nos Aeroportos Nacionais perante o panorama actual de Pandemia do Corona Vírus (SARS-Cov-2). São milhares de pessoas que se cruzam diariamente nestes espaços comprometendo os meios de prevenção adequados à situação, aumentando em muito a probabilidade de contágio.
Não existe qualquer tipo de rastreio como existem em outros países tais como os Sistemas de infravermelhos para visualização da temperatura corporal.

Tratando-se os aviões, ainda que com ventilação, de locais confinados onde o contágio facilmente ganha proporções desmedidas, porque não seguem directrizes idênticas aos centros comerciais? Porque não limitar a lotação a 30% obrigando espaçamento entre passageiros e o uso de máscara a bordo.
Companhias como a TAP, continuam a fazer serviço de refeição a bordo, onde até há muito poucos dias atrás, a tripulação não estava autorizada a usar luvas ou máscaras durante o serviço. Voos sem desinfectante a bordo, chegam a ocorrer. Inevitavelmente, o contacto directo entre pessoas vindas das mais diversas partes do mundo ocorre. As cadeias de transmissão começarão a escalar de forma exponencial e tornar-se-ão muito mais dificeis de acompanhar e combater. Isto é um risco enorme para toda a população e tem que ser evitado ao máximo.

Não esquecendo que muitos destes(as) profissionais de aviação estão a ser forçados a trabalhar. Vêem-se na impossibilidade de obter uma Licença sem Vencimento e por receio de virem a perder o seu posto de trabalho continuam a voar quando deveriam não o fazer, de acordo com o que a sua consciência lhes diz, pois sabem dos riscos acrescidos a que se expõem, a si mesmos(as) e às suas famílias.

Deveremos fazer os possíveis para garantir os serviços mínimos necessários e assegurar que, caso esse dia chegue, teremos profissionais não infectados disponiveis para o desempenho dessas mesmas funções.

Posto isto, venho apelar a um pouco de bom senso por parte do Governo e Entidades Competentes, que se tomem medidas em relação aos Aeroportos, Companhias Aereas e Voos Comerciais, no sentido de evitar ao máximo a probabilidade de contágio:

1) Equipar os aeroportos com sistemas de rastreio nas partidas e chegadas;
2) Restringir o número de voos,
3) Limitar a lotação dos voos
4) Implementar regras extra de prevenção a bordo tais como:
4.1) Uso obrigatório de máscara assim como espaçamento minimo entre passageiros sentados;
4.2) Proteger devidamente os profissionais que nos prestam este serviço, cancelando o serviço de refeição a bordo, assegurando o uso de material de protecção por toda a tripulação.

Por favor, partilhem e divulguem esta petição.
Sobretudo se trabalham no sector da aviação ou sectores satelite. Foi pelos aeroportos que o vírus chegou ao país e até agora, não foram tomadas medidas significativas para combater o contágio nestes locais.
Todos nós temos um papel fundamental no desenrolar desta epidemia.
Nós escolhemos o que será o dia de amanhã.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 17 março 2020
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
118 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.