COVID-19: medidas a tomar

Para: Ex.mo Sr. Presidente da República, Ex.mo Sr. Primeiro Ministro, Ex.ma Sr.ª Ministra da Saúde, Ex.ma Sr.ª Diretora-Geral da Saúde, Ex.mos Srs. Deputados da Assembleia da República

Perante o período de pré-calamidade que se vive no País, vêm por este meio os subscritores apelar a que sejam imediatamente tomadas medidas vigorosas para contenção da crise e redução do número de infetados e mortes no país.

Sem uma estratégia nacional de controlo de transmissão será inevitável, à semelhança do que se verifica em Itália, que muitos portugueses fiquem sem assistência médica, não só perante a atual pandemia, mas também para fazer face a todas as outras necessidades de saúde.
Assim entendem que se devem decretar medidas de quarentena para todo o país:

- Encerramento de todos os estabelecimentos de ensino;
- Encerramento de espaços de espetáculos, diversões, ginásios e outros espaços fechados de lazer;
- Encerramento de serviços e espaços públicos não essenciais;
- Encerramento de todos os locais que possam ser potenciais focos de infeção;

Na saúde:

- Criar protocolos operacionais nacionais a adaptar e aplicar em todas as unidades públicas e privadas nos diferentes níveis de cuidados.
- Atualizar diariamente a definição de caso e indicações para realização de teste de pesquisa de CoVID-19.
- Permitir a qualquer médico a requisição de teste sem necessidade de validação da LAM – mantendo-se esta como apoio para tomada de decisão.
- Criar circuitos de realização de testes em segurança (p. ex unidades móveis locais).
- Articulação com laboratórios privados para realização dos testes (quando esgotada a capacidade dos laboratórios públicos).
- Criar mecanismos de proteção social de compensação para todos os afetados pelas medidas de quarentena.

Ficaremos todos como exemplo para a História pelo que fizermos hoje. O custo da inação será infinitamente superior ao benefício da manutenção de uma normalidade aparente.
Pedimos Coragem para fazer o que é necessário para nos proteger a Todos.

Esta petição foi criada em 12 março 2020
29 117 Pessoas