Pelo direito a serviços públicos de oncologia de proximidade

Para: Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República

Os doentes oncológicos da região centro efetuam os tratamentos de radioterapia e quimioterapia no CHUC ou no IPO em Coimbra.

Este serviço abrange toda a população residente nos concelhos do distrito de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, obrigando a deslocações diárias de centenas de quilómetros ou ao internamento em Coimbra, longe da família.

As deslocações suportadas pelo SNS/ADSE/SS são feitas nas piores condições rodoviárias, como seja o caso do IP3, com grande sacrifício porque muitas vezes compromete o estado de saúde destes doentes.

A concentração dos tratamentos em Coimbra sobrecarrega as instituições e os seus profissionais, potenciando erros, lapsos, ao mesmo tempo que desumaniza a resposta por ter de ser tão massiva. Concentra milhares de utentes todos os dias e obriga o SNS a um esforço cada vez maior.

Prever uma solução intermédia que passa pela criação de centros de tratamento oncológico públicos, pelo menos em todas as capitais de distrito permitiria o acesso a um serviço de proximidade, certamente menos dispendioso e sobretudo mais humanizado.

Promover este investimento será uma mais vaiia económica e social.

Esta petição foi criada em 15 Fevereiro 2020