Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Não ao abate de árvores no bairro da Escola EB 2/3 de São Bernardo

Para: presidente@cm-aveiro.pt; jf.sbernardo@hotmail.com

No projeto da Câmara Municipal de Aveiro de "requalificação da área envolvente à Escola E.B. 2/3 de São Bernardo" está previsto o abate 75 árvores adultas, praticamente todas as que existem atualmente nos passeios, para que estes sejam pavimentados e criados lugares de estacionamento.
Somos contra o abate das árvores que nos dão sombra, beleza e ar puro e que tornam o bairro tão aprazível e convidativo ao usufruto da população (caminhadas e passeios em família).
Sugerimos que, em vez de abaterem as árvores, alarguem os passeios, ao lado das árvores, para criar uma ecovia, estreitando as ruas e tornando-as de sentido único. Esta medida de criação de uma ecovia, beneficiaria muito toda a população, incluindo os vários alunos que se deslocam de bicicleta, muitas vezes pela estrada, entre os carros, sem segurança, assim como beneficiaria todas as pessoas com mobilidade condicionada. O sentido único das ruas, em torno da escola, facilitaria a circulação automóvel.
São árvores que demoraram mais de 25 anos a atingir o seu atual porte e apresentam uma capacidade fotossintética e purificadora do ar bastante elevada. Estas árvores bordejam a escola e, até por uma questão educativa, não deveriam ser abatidas, sem um motivo muito forte e compreensível. Segundo o plano vão ser plantadas outras mas em muito menor número e, obviamente, muitíssimo mais pequenas que, só daqui a outros 25 anos, serão como as atuais. Vamos esperar 25 anos para ter árvores iguais às que nos vão tirar agora e em muito menor número? As árvores conseguem absorver mais da metade das partículas presentes na atmosfera, principal responsável pela poluição do ar nos centros urbanos. Uma árvore adulta consegue absorver, por ano, aproximadamente 22 Kg de dióxido de carbono e produzir oxigénio suficiente para a respiração de dois adultos. Vale a pena conservar as árvores adultas!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
482 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.