USF Colares - Unidade de Saúde Familiar de Colares

Para: ACES - Sintra - SNS - Ministério da Saúde

Colares é uma freguesia portuguesa do concelho de Sintra, com 33,07 km² de área e 7628 habitantes em 2011. A sua densidade populacional era de 230,7 hab/km². Digo, era, porque nestes últimos 9 anos o número de habitantes aumentou exponencialmente.
Foi sede de um antigo município entre 1255 e 1855, tendo sido elevada a vila em 24 de Julho de 1997 (Lei 98/1997). O município era constituído apenas pela freguesia de Colares e tinha, em 1801, 1 930 habitantes e, em 1849, 3 341 habitantes.

Com toda esta história populacional, nunca teve um Centro de Saúde que prestasse, com alguma dignidade, os cuidados de saúde primários à sua população. Nos últimos anos piorou drasticamente, não tem vagas para os utentes da freguesia, há utentes à mais de 5 anos à espera de uma vaga ( nem os que morrem deixam vagas?).

Remetem os utentes da freguesia para as freguesias vizinhas que não têm transportes públicos diretos, obrigando-os a deslocarem-se de carro ou de táxi. Para levar os adolescentes à escola obrigatória, a Câmara Municipal providencia transporte através da Scotturb, para os levar ao médico e às vacinas, nada.

Estamos, à quase meio século, a aguardar por um Centro de Saúde ou Unidade de Saúde Familiar condignos com a freguesia de Colares.

CENTRO DE SAÚDE DE COLARES ENCERROU HÁ 1 MÊS
Quando reabre? As obras estão paradas? Porque não se arranjou uma solução provisória com a instalação de um posto de atendimento clínico na freguesia?

Esta petição tem como objectivo informar as Entidades (in)competentes das necessidades da população da Freguesia de Colares.

Esta petição foi criada em 31 janeiro 2020