Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

USF Colares - Unidade de Saúde Familiar de Colares

Para: ACES - Sintra - SNS - Ministério da Saúde

Colares é uma freguesia portuguesa do concelho de Sintra, com 33,07 km² de área e 7628 habitantes em 2011. A sua densidade populacional era de 230,7 hab/km². Digo, era, porque nestes últimos 9 anos o número de habitantes aumentou exponencialmente.
Foi sede de um antigo município entre 1255 e 1855, tendo sido elevada a vila em 24 de Julho de 1997 (Lei 98/1997). O município era constituído apenas pela freguesia de Colares e tinha, em 1801, 1 930 habitantes e, em 1849, 3 341 habitantes.

Com toda esta história populacional, nunca teve um Centro de Saúde que prestasse, com alguma dignidade, os cuidados de saúde primários à sua população. Nos últimos anos piorou drasticamente, não tem vagas para os utentes da freguesia, há utentes à mais de 5 anos à espera de uma vaga ( nem os que morrem deixam vagas?).

Remetem os utentes da freguesia para as freguesias vizinhas que não têm transportes públicos diretos, obrigando-os a deslocarem-se de carro ou de táxi. Para levar os adolescentes à escola obrigatória, a Câmara Municipal providencia transporte através da Scotturb, para os levar ao médico e às vacinas, nada.

Estamos, à quase meio século, a aguardar por um Centro de Saúde ou Unidade de Saúde Familiar condignos com a freguesia de Colares.

Esta petição tem como objectivo informar as Entidades (in)competentes das necessidades da população da Freguesia de Colares.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
54 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.