Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela criação do Dia Nacional do Ferroviário

Para: Assembleia da Repúbica

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues,

Senhores Deputados,

Com esta petição, os signatários apelam à criação do Dia Nacional do Ferroviário, a fim de celebrar um sector histórico fundamental para o País e, sobretudo, homenagear todos quantos trabalham e trabalharam nos caminhos-de-ferro portugueses.

A primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, realizou-se a 28 de Outubro de 1856, percorrendo 37 Km. Depois dessa estreia, a rede ferroviária nacional teve um surto de expansão nos anos seguintes, especialmente sob a influência do Ministro das Obras Públicas, Fontes Pereira de Melo. Em 1863, o comboio chega à fronteira com Espanha, em Badajoz, e no ano seguinte, em 1864, é estabelecida a ligação entre Lisboa e Gaia. Assegurava-se, assim, uma rede ferroviária, com ligações internas e externas, que teve um importante papel no desenvolvimento de Portugal e na sua aproximação à Europa.

Actualmente, o transporte ferroviário vem ganhando peso na economia e na sociedade. Portugal é o País da Europa onde o contributo do comboio para o transporte de mercadorias mais subiu na última década. E, no transporte de passageiros, a tendência é igualmente crescente. Se o impacto na economia é visível, maior e melhor será o seu contributo para um ambiente mais sustentável.

Mas o que verdadeiramente importa comemorar e recordar são os trabalhadores da ferrovia e das empresas de caminhos-de-ferro. São, na verdade, os ferroviários que fazem circular os comboios! Os ferroviários constituem uma comunidade muito unida e coesa, com uma cultura própria e característica, que vem sendo transmitida de geração em geração. Milhares de famílias nasceram dos caminhos-de-ferro e vêm transmitindo os valores desta cultura de avós para pais e para filhos.
Em cada ferroviário há, por essa razão, uma cultura, um sentir e um conhecimento acumulados que o fazem o protagonista da ferrovia e o seu embaixador.

Por muito que a tecnologia evolua, os ferroviários continuarão a ser fundamentais e determinantes. É, por isso, mais do que justo que se comemore o Dia Nacional do Ferroviário. Chegou assim, justificadamente, a hora de os homenagear. O Dia Nacional do Ferroviário já consta do calendário oficial de países como Brasil, Argentina, México e Estados Unidos da América. Chegou a hora de Portugal. Criemos o Dia Nacional do Ferroviário a 28 de Outubro, já a partir de 2020!

Os signatários dirigem-se respeitosamente aos representantes do povo, os deputados da Assembleia da República, propondo a criação oficial desse dia.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.547 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.