Não às multas e reboques, Sim à criação de estacionamento!

Para: Moradores e trabalhadores da rua José dos Santos Pereira, freguesia de Benfica

Dia após dia a situação repete-se na Rua José dos Santos Pereira em Benfica. A polícia chega, acompanhada de dois ou três reboques, e ai se instala uma manhã, uma tarde ou até mesmo um dia inteiro. São rebocados mais de vinte carros diariamente! E não se ficam por aqui. A rua paralela a esta também é vítima desta leva! Isto desde Outubro do ano passado. Quando questionados do porquê desta situação, respondem que cumprem ordens da junta de freguesia de Benfica e da Câmara Municipal de Lisboa. Incrível que se trate de uma zona essencialmente residencial e onde os edifícios, em média, são constituídos por 8 pisos (17 apartamentos), todos eles com mais de 50 anos e por isso mesmo desprovidos de garagem. Os lugares de estacionamento na própria rua não se conseguem contabilizar minuciosamente pois não estão marcados mas se a coisa for bem-feita talvez se arrumem 70 carros. Só nesta rua existem cerca de 20 prédios, pelo que as contas são fáceis de fazer, resumindo temos 340 apartamentos para uns simpáticos 70 lugares de estacionamento.
Nesta rua existe uma via de circulação de duplo sentido muito embora há pelo menos 25 anos só exista um único sentido (da Rua Carolina Micaelis para a Rua do Calhariz de Benfica). Como a falta de estacionamento já vem de há linda data , sempre se estacionou no eixo da via, não impedindo a perfeita circulação de ambos os lados. Mesmo assim ganhamos apenas uns míseros 20 lugares, mas para nós moradores são essenciais visto não podermos levar os veículos para casa...
Não pedimos muito! Valia a pena uma requalificação profunda, mantendo-se apenas uma via de circulação e aproveitando o restante espaço (da segunda via e do sobredimensionamento do passeio) para criar uma bolsa de estacionamento. Mas não havendo verba para tal a solução poderia passar por fazer a marcação dos lugares no espaço já existente, garantindo assim um melhor aproveitamento do mesmo, e marcar lugares no centro da via, que tem largura suficiente para tal! Eram só uns litros de tinta e eis que se resolvia a questão dos lugares, multas e reboques!
Seria a Junta a trabalhar em prol dos seus moradores/eleitores. Do seu espaço público! Ou não será esse o dever dessa instituição? A ordem estabelecida, mais estacionamento, moradores mais satisfeitos e o trabalho da polícia certamente que melhor aproveitado. É que ocupar polícias diariamente a rebocar carros numa rua pacata de uma zona residencial não me parece ser a coisa mais prioritária!
Resumidamente, ao invés de destacar polícias para nos rebocar carros, encher a rua com os mesmos (muitas vezes nem conseguimos circular pois os reboques ocupam as duas vias) e causar desacatos de revolta, solicitamos que com a ajuda de uns baldes de tinta nos marquem os lugares e já agora criem mais uns no eixo da mesma! E já agora que façam o mesmo na rua do Calhariz de Benfica, se não for pedir muito!

Esta petição foi criada em 24 Janeiro 2020