Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Regulamentação da profissão e do ensino do Ayurveda em Portugal

Para: Profissionais da área do ayurveda e público em geral

Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda, associação sem fins lucrativos, com o NIPC 506 557 510, com sede social na Leap Center – Espaço Amoreiras, Centro Empresarial, Rua D. João V, nº 24 1.03, 1250 – 091 Lisboa.

O Ayurveda é um sistema de saúde praticado em todo o mundo e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina tradicional, desde 1978, com diretivas para a regulamentação deste sistema que se baseiam no “Benchmarks for Training in Ayurveda”.

“De acordo com a Estratégia de Medicina Tradicional da OMS para 2014-2023 foi desenvolvida e lançada em resposta à resolução da Assembleia Mundial da Saúde sobre medicina tradicional (WHA62.13). A estratégia visa apoiar os Estados Membros no desenvolvimento de políticas proativas e na implementação de planos de ação que fortaleçam o papel da medicina tradicional na manutenção da saúde das populações (OMS, 2019).”

“Os objetivos estratégicos, da OMS, são (OMS, 2019):
1. Construir a base de conhecimento para o gerenciamento ativo de T&CM por meio de políticas nacionais apropriadas;
2. Fortalecer a garantia de qualidade, segurança, uso adequado e eficácia do T&CM, regulamentando produtos, práticas e profissionais;
3. Promover a cobertura universal de saúde, integrando os serviços de T&CM na prestação de serviços de saúde e na assistência à saúde.”


Objetivos da petição pública:

1. Reconhecimento do Ayurveda como Terapêutica não Convencional (TNC) e inclusão da mesma na lei 71/2013 de 02/09.

2. Garantir a formação qualificada dos profissionais de Ayurveda, por forma a adquirir os requisitos necessários de modo a certificar, profissionalizar e gerir o processo de formação do ensino do Ayurveda tanto em cursos profissionais como em cursos superiores.

3. Criação do estatuto profissional, com eventual criação de uma Ordem ou instituição reguladora similar.

4. Criação de regulamentação para o exercício das diferentes especialidades de Ayurveda.

5. Criação de regulamentação para proteção do beneficiário/utilizador.


Enquadramento e Afirmação

20 de Janeiro de 2020
Atentamente




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
605 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.