Nova legislação autoconsumo: consulta pública nº 82 sobre a nova legislação do autoconsumo

Para: ERSE, orgãos do governo

Todos nós, sem excepção, estamos a ser afectados pelas alterações climáticas.

Chegou a hora em que a legislação de autoconsumo tem de ser mudada para permitir a sua massificação, pois o sol é uma fonte inesgotável de energia.

Objetivo: adoptar um modelo de autoprodução baseado no que foi implementado com bons resultados na Alemanha que tem agora uma potencia instalada superior a 50 GW

Características:
- o autoprodutor produz energia e quanto à injetada na rede cria créditos tipo núvem
- os créditos podem ser utilizados à noite ou em qualquer época do ano, ou mesmo em outra instalação de consumo pertencente ao mesmo titular.
- anualmente são feitos os acertos finais sendo que no caso de excesso de produção em relação ao consumo creditos em excesso são zerados para evitar sobre dimensionamento da instalação, e ajustar ao maximo a produção às suas necessidades energeticas

Este modelo é o mais sensato em termos de produção fotovoltaica distribuida sendo que todos nós podemos fazer a nossa parte no esforço global de minimização da nossa pegada ecológica.

Com o aumento do parque de veiculos eletricos e a necessidade de descarbonização é imperioso adotar politicas de autoprodução que de facto contribuam para a massificação das energias renováveis.

Este tipo de produção fotovoltaica distribuida assume-se atualmente como preferencial pois permite colocar energia exatamente nos locais de consumo, não contribuindo para subrecarregar a rede eletrica nomeadamente ao nível do transporte das linhas de media/alta tensão assim como na distribuição substações/ postos de transformação.

As horas solares correspondem também às horas de maiores necessidades energéticas. E produção de energia no horário solar traduz-se numa segunda vantagem pois alivia os picos de energia no sistema produtor, que geralmente recorre a fontes não renováveis.

Esta petição foi criada em 20 Janeiro 2020