PETIÇÃO PARA A COLOCAÇÃO DE FIBRA ÓPTICA NA FREGUESIA DE VILA NOVA DA BARQUINHA - CARDAL - SANTARÉM

Para: ANACOM; MEO; VODAFONE; NOS; Ex.mo Senhor Presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha; Junta de Freguesia de Vila Nova da Barquinha.

O direito de petição pode considerar-se como um dos mais antigos direitos fundamentais dos cidadãos e também dos mais antigos métodos da democracia. A petição direcionada à ANACOM à Meo, Vodafone e Nos visa solicitar às operadoras uma melhoria no serviço existente para suprir as necessidades de quem diariamente necessita de internet para trabalhar e comunicar.
A Meo disponibiliza rede de fibra ótica no concelho de Vila Nova da Barquinha constituído por quatro freguesias. Atalaia; Praia do Ribatejo; Tancos e Vila Nova da Barquinha. Cardal é o extremo sul da antiga freguesia de Moita do Norte do concelho de Vila Nova da Barquinha, com 6,80 km² de área e 2 092 habitantes (2011). Densidade: 307,6 hab/km².
Foi extinta pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na freguesia de Vila Nova da Barquinha. A localidade só tem neste momento rede ADSL, que não satisfaz por completo os habitantes e empresas sediadas no Cardal.
Na área do Cardal fica concentrado um grande aglomerado populacional que não dispõe do recurso e Instalação para fornecimento de fibra como às outras áreas da freguesia.
Será isto justo?
Passar as infraestruturas na nossa localidade, usando as "nossas" áreas envolventes para fornecer os espaços dentro da própria freguesia e freguesias vizinhas e não fornecer o serviço na nossa.
A internet é uma das ferramentas mais importantes da liberdade de expressão na sociedade de hoje. A população do Cardal, na sua totalidade têm atualmente um serviço de Internet medíocre, que não satisfazem as necessidades atuais de quem diariamente necessita da internet para trabalhar ou comunicar.
Assim, e de forma a que todos os residentes do Cardal possam usufruir deste serviço da Vodafone, Meo ou Nos num futuro breve, e progressivamente a melhoria de todas as freguesias do concelho apela-se a todos os habitantes que assinem o presente abaixo-assinado.
Igualmente os empresários em nome individual, as empresas, coletividades e associações sediadas na Freguesia de Vila Nova da Barquinha carecem de um serviço de comunicações melhorado.

Vamos melhorar a qualidade de vida da população de Cardal em Vila Nova da Barquinha!

Vamos assinar.

Esta petição foi criada em 15 Janeiro 2020