Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Criação de uma Sala de Estudo em Torres Vedras e/ou Extensão do Horário da Biblioteca Municipal

Para: Exmo. Executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras

Torres Vedras, com o seu crescente populacional registado nas últimas décadas, afigura-se cada vez mais como uma cidade de dimensão notória.

Através deste crescimento populacional, registou-se, consequentemente, uma subida do número de estudantes torrienses a frequentar o ensino secundário, universitário e não só.

A tal ponto, acresce o recente foco e empenho em colocar a cidade de Torres Vedras na vanguarda do ensino académico, nomeadamente através da existência de pólos universitários na nossa região.

Com estes dois fenómenos, urge a necessidade de existência de serviços que façam face ao cada vez maior número de alunos na cidade.

Verificando os meios existentes, reconhece-se que, além da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, poucos ou nenhuns são os restantes espaços possíveis de estudo, tendo, constantemente, os cidadãos em causa, de recorrer a cafés, bares, restaurantes, entre outros, para poderem possuir um local de estudo — local esse, muita das vezes, desajustado em relação ao fim desejado.

Destaque-se, ainda, a importância sociocultural da Biblioteca Municipal, património da cidade, sendo, igualmente, um valioso espaço de arquivo histórico. Tal leva a incluir todos nesta petição, nomeadamente, todos aqueles que recorrem à Biblioteca Municipal para ler obras, jornais ou revistas, ou ainda assistir a filmes.

Sendo, então, a Biblioteca Municipal o único local de qualidade desejada para os estudantes torrienses e não só, acontece que o horário dessa mesma Biblioteca não corresponde às necessidades dos mesmos.

Horários de funcionamento de, aproximadamente, quatro (como é o caso de segunda-feira) ou oito horas, definitivamente, não chegam para ajudar os estudantes a poderem cumprir com as suas obrigações de estudo em quantidade e qualidade.

Existe, então, uma oferta reduzida nesta área, o que leva, muitas das vezes, os estudantes a sentirem que não possuem um local adequado para a prática de atos de estudo, o que contribui para o seu insucesso escolar.

Esta petição, realizada e assinada por diversos cidadãos do concelho de Torres Vedras, homens e mulheres, da zona urbana ou da zona rural, oriundos dos mais diversos quadrantes políticos, religiosos e não só, pretende expor, de forma imparcial e independente, a urgência que todos nós, estudantes ou não, jovens e não só, sentimos em possuir um local que nos preste um serviço ajustado às nossas necessidades escolares e de trabalho.

Não pode ser compreensível um estudante torriense não possuir um local de estudo adequado durante, praticamente, mais de dois terços do dia, ou seja, dezasseis horas.

Assim, esta petição tem como função apresentar duas possíveis soluções para resolver este problema existente, sendo que, quem assina esta petição, concorda na elaboração, apresentação e efetiva concretização das duas propostas seguintes, alternada ou cumulativamente:

(1.) Construção ou aproveitamento de um espaço já existente na cidade de Torres Vedras para a abertura da Sala de Estudo de Torres Vedras.
Sugere-se que o horário de funcionamento deste espaço seja de 24 horas, sendo que, caso tal não seja possível — acreditando, nós, que o seja — sugerimos que o horário seja entre as 7:00h e as 3:00h.
Tal local teria, ainda, as seguintes características:
- Localização na zona urbana da cidade de Torres Vedras — no centro urbano ou em local próximo, acessível de forma pedonal;
- Existência de um espaço mobilado, apenas, com um conjunto de mesas e cadeiras para os alunos estudarem, sem quaisquer outros bens existentes — para além dos básicos como a iluminação, serviços de água, etc.;
- Existência de casas-de-banho — uma masculina, uma feminina e uma adaptada a cidadãos de mobilidade reduzida;
- Presença contínua de um segurança na entrada do mesmo espaço, de forma a controlar a entrada e saída de indivíduos;
- Existência de videovigilância.

(2.) Aumento do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.
Tal medida surge de forma a aproveitar o espaço já existente, sendo uma sugestão de horário, o funcionamento das 8:00h às 21:30h — não sendo aceitável um aumento de 30 minutos ou de apenas 1 hora ao horário já existente, pretendo, os assinantes desta petição, o alargamento nítido e objetivo do horário em causa.

Acreditamos que, no mínimo, através do cumprimento de uma das propostas atrás mencionadas, poderemos fazer face às necessidades de milhares de estudantes e trabalhadores torrienses, colocando, definitivamente, um término a este pedido da comunidade, que já se estende demasiado a nível temporal.

Assim, a Justa Causa, movimento informal de jovens focado no trabalho de voluntariado, solidariedade e defesa dos interesses dos cidadãos torrienses, nomeadamente, dos jovens, e em via de se oficializar enquanto associação, pede a todos os interessados que assinem esta petição e, assim, se posicionem de acordo com a situação e as propostas presentes nesta petição, de forma a que as necessidades dos cidadãos torrienses sejam, definitivamente, correspondidas.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
482 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.