Contra os parquímetros na zona ocidental da cidade do Porto

Para: Moradores e simpatizantes com a causa

Caros moradores, por esta altura já devem ter reparado que colocaram parquímetros na nossa zona residencial. Tal foi feito sem aviso prévio (não recebemos carta registada), e de forma astutamente rápida.

Apesar de existirem algumas lojas e serviços para servir a nossa comunidade, não estamos efetivamente numa zona comercial, histórica ou turística. Por isso, como vários moradores referiram, tal não passa de uma estratégia desleal de financiamento extra para a câmara, a qual se tem vindo a expandir. Apesar de existir a figura de “avença de residente” esta é paga e não está assegurada para todos.

A fatura das comodidades básicas como água, luz e até os próprios combustíveis continua a subir ano após ano, pergunto assim porque devemos nós financiar colocações de parquímetros, cuja a única finalidade é extorquir dinheiro a quem tem casa e quer apenas estacionar o seu carro?
- Vamos andar a subsidiar pessoas cuja função é passar multas?
- É este o tipo de ambiente que queremos à porta de casa?
- Imaginam o transtorno que nos vai causar quando os condutores estacionarem em lugares não marcados (basta pensar quando joga o Boavista) para escapar aos parquímetros. Ou os carros parados em segunda fila?
- Mais ainda, é justo que a nossa família, amigos e outros demais paguem para vir a nossa casa?
- Porque não se investe o dinheiro desses salários e material em saúde, segurança e desenvolvimento?

Falo também numa perversão do sistema, pois quem opta por usar transportes públicos tem de deixar o carro estacionado.

Caso se reveja nesta situação ou simpatize com os moradores que se sentem revoltados p.f. assine esta petição.

Esta petição foi criada em 10 Janeiro 2020