Petição pública pela construção de uma unidade hospitalar na ILHA DO MUSSULO
Para: Ex.mo Senhor Presidente da República de Angola; Ex.mo Presidente da Assembleia da República
Pelo Direito à saúde na Ilha do Mussulo.
A ilha do mussulo e os seus habitantes têm direito à saúde e têm o direito a receber os cuidados de saúde, conforme estabelecido no artigo. 77º nº1 e 2º da Constituição da República de Angola, de que necessitarem numa unidade hospitalar na sua região, sem serem empurrados para os hospitais da zona de "Luanda".
Não obstante os casos registados, sou de opinião que está mais do que na altura de se criar condições adequadas e modernas que assegurem bons cuidados de saúde, para que se possa acudir os seus habitantes, bem como os turistas que frequentam a ilha.
Assim sendo, a necessidade de uma unidade hospitalar tem sido cada vez mais evidente e a proposta para a sua construção tem tido cada vez mais apoio por parte dos concidadãos.
Por outro lado, fazendo jus ao artigo 73º e ao 77º da Constituição da República de Angola, acredito que seja o ponto de partida para suprir uma CARÊNCIA que tem afligindo muitas famílias e como a própria CRA estipula no artigo. 23º , nenhum angolano deve ser tratado de forma diferente. Deste modo, se temos uma unidade hospitalar no Prenda, em Viana e muitas outras zonas, porque não na ILHA DO MUSSULO?
Pedimos encarecidamente a atenção de sua Excelência Senhor Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço e o seu executivo, porque temos perdido muitas vidas por falta de assistência médica à tempo, visto que para socorrer uma pessoa é necessário sempre fazer o trajeto para o embarcadouro.
Por tudo isto, decidimos fazer à petição pública , exigindo do Governo a construção de uma unidade hospitalar na Ilha do Mussulo.
Por: Victor Hugo M. Teixeira