Pelo fim da poluição ambiental a sul da Figueira da Foz

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

A sul da Figueira da Foz, nos últimos anos, a poluição ambiental atingiu uma proporção que em nada dignifica o concelho e muito menos o país que se divulga ambicioso nas metas ambientais.

A população residente na Freguesia de Lavos, junto ao Parque Industrial Da Figueira da Foz, lida diariamente com poluição atmosférica sob a forma de fumos, partículas e maus cheiros que tornam insuportável qualquer atividade ao ar livre.

As pequenas culturas e a flora encontram-se queimadas sem razão aparente.

De realçar que o parque industrial, que foi projetado na década de 90, para sediar empresas não poluentes, tornou-se um foco de empresas altamente poluidoras com pouca preocupação ambiental.
Além dos problemas provenientes do parque industrial existe contaminação dos solos de tal modo que as águas subterrâneas deixam de poder ser utilizadas quer para regas, quer para outros fins.

As entidades responsáveis, após repetidos apelos da população, apenas reportam que a lei está a ser cumprida.

Estas inadequadas práticas ambientais penalizam a saúde e qualidade de vida dos residentes e limitam fortemente qualquer possibilidade de desenvolvimento que esta região possa ter, nomeadamente no turismo e urbanismo.

Queremos exigir o direito à qualidade de vida constitucionalmente garantido.