Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra o esquecimento da Linha de Cascais

Para: Todos os 25 milhões de passageiros que utilizam a Linha de Cascais anualmente

No dia 27 de Outubro de 2016 a Juventude Popular de Cascais lançou o comunicado “O Governo esqueceu-se da Linha de Cascais” que repudiava as declarações do, à data, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, por este ter dito, no início do ano referido, que queria colocar a requalificação da linha de Cascais no Fundo Europeu para o Planeamento Estratégico e que este projeto estaria concluído em 2021, alegando, posteriormente, serem necessários fundos públicos que o Estado não possuía, renegando a requalificação deste troço para um futuro incerto.

Relembramos que a modernização da linha ferroviária de Cascais era um dos projetos prioritários incluído no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 aprovado em 2014 pelo anterior Governo PSD/CDS, uma vez que todo o material relacionado com a linha já há muito que se encontrava ultrapassado e podia pôr em causa a segurança dos cerca de 25 milhões de passageiros/ano.

Hoje, dia 27 de Novembro de 2019, é noticiado mais um atraso de dois anos no prazo de conclusão de obras de requalificação da linha de Cascais, estando agora previsto para o término de 2023.

Pior do que este esquecimento completo e inadmissível da linha de Cascais, e o que demonstra o completo desnorte deste Governo Socialista, é o facto de este não ser o único caso. A realidade é que estão atrasadas outras 18 intervenções prioritárias do plano de ferrovia 2020, que foi apresentado em 2016.

A Juventude Popular de Cascais relembra que os comboios da linha de Cascais são o principal meio de transporte do concelho para todos os Cascalenses que todos os dias se deslocam para o trabalho ou para as escolas e universidades, seja no concelho de Oeiras ou de Lisboa, e que chegam recorrentemente atrasados pelas falhas desta linha.

Pedimos encarecidamente ao Sr. Ministro que deixe de colocar a ideologia em primeiro lugar e se concentre no essencial: as pessoas.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 28 novembro 2019
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
233 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.