Reutilização dos ecocup's

Para: Assembleia da República

Os ecocup's finalmente chegaram a Portugal, mas, infelizmente, em muitos dos casos não estão a ter o propósito ecológico a que devem o seu nome.
Os ecocup's NÃO DEVEM SER UM NEGÓCIO, o que se passa actualmente em muitas das festas é que nós temos de COMPRAR o ecocup, sem possibilidade de a organização de eventos nos deixar levar outro copo, temos de comprar o copo deles com a publicidade deles e no final da noite temos de o levar para casa, ou em alguns casos ficam abandonados pelo chão, como ficavam os copos de plástico descartáveis. Quando o levamos para casa, se frequentamos muitas festas com este sistema de LUCRO, acabamos por ter vários (muitos) ecocup's em casa.
Temos de nos unir e fazer com que as empresas de organizações de eventos tenham ecocup's com uma tara que no final da noite nos é devolvida quando entregamos o ecocup, ECOCUP esse que será REUTILIZADO na festa seguinte pela organização de eventos, não sendo assim necessária a fabricação de mais ecocup's.
A ideia dos ecocup's surgiu para que estes sejam REUTILIZADOS e assim evitar o desperdicio dos copos descartáveis e o consumo de recursos necessários na sua fabricação.
Todos devemos ser cidadãos conscientes e proteger o nosso planeta, a nossa casa e das gerações futuras.
A resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2015, de 30 de julho, aprova o Quadro Estratégico para a Política Climática (QEPiC), o Programa Nacional para as Alterações Climáticas 2020/2030 (PNAC 2020/2030), a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020) e cria a Comissão Interministerial do Ar e das Alterações Climáticas (CIAAC). A concretização da visão estabelecida para o QEPiC assenta em nove objetivos, sendo um deles : "vi) Envolver a sociedade nos desafios das alterações climáticas, contribuindo para aumentar a ação individual e coletiva". Exigimos, assim, que a Assembleia da República tome medidas concretas, e proíba a venda de ecocup's em festas e seja obrigatoriamente introduzido o sistema de tara.

Esta petição foi criada em 22 Novembro 2019