Reconhecimento do Estatuto de F.A.T. - Familia de Acolhimento Temporário

Para: Exmº Sr Presidente da Assembleia da República

Somos um grupo de cidadãos que voluntariamente procura dar resposta à cruel realidade diária que é a violência, fisica e psicológica, infligida a animais, seja por maus -tratos, seja por abandono. Há décadas que lutamos contra esta situaçao: as associações zoófilos estão esgotadas e agora os canis municipais também conhecem essa realidade. E porque as associações não são depósitos de cães e gatos, e porque os cães e gatos também são seres cientes e resultados dos ambientes em que são colocados, muitas vezes as únicas opções são as F.A.T. - as Famílias de Acolhimento Temporário.
O que é uma F.A.T.? Uma F.A.T. pretende ser um LAR de passagem para animais abandonados, mal tratados, que precisam de recuperação fisica e psicológica. É a ÚNICA forma de muitos animais VIVEREM, de ficarem em segurança, com conforto e afeto humano, de se adaptarem viver em ambiente doméstico para futura adoção responsável e permanente. O trabalho das F.A.T. é extremamente meritório, urgente e necessário. Não pretendemos legitimar o coleccionismo de animais, antes pelo contrario, pretendemos o reconhecimento de uma situação existente numa realidade ignóbil. Pretendemos o reconhecimento do estatuto de Familia de Acolhimento Temporario, sem que isso cause prejuízo a quem ajuda: pretendemos a salvaguarda dos direitos e deveres da mão que muitas vezes salva e é a diferença entre a vida e morte de muitos animais que sofrem a traição humana. Um Estatuto atribui competências e responsabiliades, direitos e deveres, tudo de forma trasparente e sempre na observãncia da Lei. É isso que queremos ver aprovada em A.R. É insuficiente a obrigatoriedade de registos, de chip's, de limites ao número de animais por habitação, quando não há defesa de quem auxilia no momento de aflição.

Esta petição foi criada em 15 novembro 2019