Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Criação do Dia Nacional do Ex Cuidador Informal

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República e Senhores Deputados

Atualmente sabemos que 80% dos cuidados prestados em Portugal são assegurados por Cuidadores Informais, que aguardam ansiosamente pela regulamentação do Estatuto.
Porém, os dados revelam que o Ex Cuidador encontra-se abandonado, sendo que a maioria se encontra em situação de pobreza e exclusão social, e também esgotados física e psicologicamente fruto do trabalho desenvolvido em prol do bem estar da pessoa cuidada.
Num outro âmbito , e após a morte da pessoa cuidada, o Ex Cuidador enfrenta vários desafios.
Desafios de ordem emocional, social, financeira e profissional. Destaca-se a sensação de vazio pela perda, o sentimento de impotência e o drama da precariedade económica,vivendo o presente e antevendo o seu futuro altamente comprometido face à ausência de carreira contributiva durante o tempo que foi Cuidador.
O Ex Cuidador merece este reconhecimento pelo trabalho prestado e valorização pessoal, tornando-o mais digno na sua essência e na sua condição de Ser Humano.
Pelo exposto, propomos o dia 18 Junho como o Dia Nacional do Ex Cuidador Informal, solicitando à Assembleia da República o reconhecimento oficial da data.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
44 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.