Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Poluição Ambiental em Alcanena

Para: Comissão Europeia

Ao Excelentíssimo Senhor Karmenu Vella, Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas,

A população de Alcanena debate-se historicamente com os mauscheiros proveniente da indústria de curtumes e do mau funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais, e todos os problemas de saúde pública a eles associados que têm vindo a degradar, ao longo das últimas décadas, a qualidade de vida dos habitantes do concelho.

Ao longo do tempo vão-se repetindo episódios com um descontrolo total da situação que tem levado a população ao desespero. O último dos quais prolonga-se desde Agosto de 2019 e tem criado um ambiente insustentável em Alcanena, sem que os industriais, os responsáveis autárquicos ou as entidades fiscalizadoras consigam resolver o problema.

Durante estes anos várias entidades portuguesas têm efectuado diligências em Alcanena que se têm revelado ineficazes. Percebemos, infelizmente, que as entidades nacionais não são capazes de dissolver o grave problema ambiental e de saúde pública que se vive em Alcanena e, assim, entendemos estarem esgotadas as condições para esperarmos que sejam estas entidades a resolver os problemas mencionados.

Os abaixo-assinados, expõem deste modo à Comissão Europeia o problema, explicando-o de forma clara e sustentada, exigindo a intervenção de entidades estrangeiras no processo de forma a resolver com efeitos imediatos o problema de saúde pública que se vive em Alcanena mas, também, a monitorização dos maus-cheiros e emissões de gases prejudiciais à saúde, nomeadamente sulfeto de hidrogénio, por um período de, no mínimo, cinco anos.

Certos de que a nossa exposição merecerá a sua melhor atenção, entregamos este abaixo-assinado como forma de manifestação pública desta intenção.

Em representação dos cidadãos nesta exposição apresenta-se o movimento SOS Alcanena.

Alcanena, Outubro de 2019



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.043 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.