Para: Sr. Angelo Andreatta, Prefeito do Município de Quatro Barras; Sr. Ratinho Junior, Governador do Estado do Paraná; Sr. Goura Nataraj, Deputado Estadual do Paraná.

A Estrada da Baitaca está localizada no entorno do Parque Estadual da Serra da Baitaca, Município de Quatro Barras, Estado do Paraná, Brasil. Faz parte da Região dos Mananciais Hídricos que abastece Curitiba. Representa um portal de entrada para a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, onde se encontra em uma área categorizada como prioritária para conservação de importância extremamente alta (http://www.rbma.org.br/rbma/rbma_fase_vi_04_form.asp). Além do mais, é um dos últimos redutos do ecótone entre a Floresta Atlântica e a Floresta com Araucária.

A Associação dos Moradores da Serra da Baitaca vem recuperando e protegendo áreas degradadas na região desde 1994. Através de nossos projetos, fornecemos o embasamento científico para o estabelecimento do Parque Estadual da Serra da Baitaca, criado em 2002. Em 2013, fizemos uma petição apresentando um projeto de proteção para esta Estrada e conseguimos centenas de assinaturas de apoio (https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2013N36168).

Agora no ano de 2019, a Prefeitura Municipal de Quatro Barras apresentou ao município uma proposta que representa um passo inicial para a concretização dessa proposta, e que tem nosso total apoio. Ela limita o acesso de carros em duas das vias no final da Estrada da Baitaca que dão acesso ao Parque Estadual da Serra da Baitaca, direcionando o tráfego de carros para a entrada principal do Parque, onde está sendo implantado estacionamento e estrutura para recepção de turistas.

O controle e a proteção da Estrada da Baitaca representa uma colaboração entre moradores locais, o Governo do Estado do Paraná e o Município de Quatro Barras para a proteção da área de entorno do Parque Estadual da Serra da Baitaca e de Mananciais Hídricos, mas também uma medida para promover atividades educativas e conservacionistas em torno da Floresta com Araucária e da recuperação dos rios e florestas locais.

Este abaixo-assinado tem o objetivo de apoiar integralmente a proposta apresentada pela Prefeitura Municipal de Quatro Barras para a proteção da Estrada da Baitaca (http://quatrobarras.pr.gov.br/pagina/2441_Proposta-de-Criacao-da-Estrada-Parque-da-Baitaca.html).

Support for the Baitaca Road Protection Project

The Baitaca Road is located around Serra da Baitaca State Park, City of Quatro Barras, State of Paraná, Southeastern Brazil. It is part of the Water Source Region that supplies Curitiba. It represents a gateway to the Atlantic Forest Biosphere Reserve, in an area categorized as a priority for extremely high conservation (http://www.rbma.org.br/rbma/rbma_hase_vi_04_form.asp). Moreover, it is one of the last strongholds of the ecotone between the Atlantic Forest and the Araucaria Forest.

The Serra da Baitaca Residents Association has been recovering and protecting private and public degraded areas in the region since 1994. Through our projects, we provided the scientific basis for the establishment of the Serra da Baitaca State Park, created in 2002. In 2013, we filed a petition presenting a protection project for this road and we got hundreds of supporting signatures (https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2013N36168).

Now in the year 2019, the City Hall of Quatro Barras presented a proposal to the municipality that represents an initial step for the realization of this road protection project. This proposal has our full support. It limits car access on two of the roads at the end of Estrada da Baitaca which access Serra da Baitaca State Park, thus directing car traffic to the main entrance of the park where parking and a tourist reception center are being implemented.

The control and protection of Baitaca Road represents collaboration between local residents, the Paraná State Government, and the Municipality of Quatro Barras to protect the surrounding area of Serra da Baitaca State Park and Water Springs. Additionally, this project seeks to promote education and conservation activities around the Araucaria Forest, as well as aid the recovery of local rivers and forests.

This petition is intended to fully support the proposal presented by the City of Quatro Barras for the protection of Baitaca Road (http://quatrobarras.pr.gov.br/pagina/2441_Proposta-de-Criacao-da-Estrada -Baitaca Park.html).

Apoio ao Projeto de Proteção da Estrada da Baitaca/Support for the Baitaca Road Protection Project, para Sr. Angelo Andreatta, Prefeito do Município de Quatro Barras; Sr. Ratinho Junior, Governador do Estado do Paraná; Sr. Goura Nataraj, Deputado Estadual do Paraná. foi criada por: Associação dos Moradores da Serra da Baitaca.
Esta petição foi criada em 23 Outubro 2019