Contra a instalação de um Paiol de Armazenamento e Fabrico de Pirotecnia no lugar da Castanheira, Travassós - Fafe

Para: Todos os Cidadãos Portugueses

Em 2015, os moradores da Castanheira tiveram conhecimento da intenção da construção de um paiol de pirotecnia no lugar, sendo esta posteriormente confirmada pelo Dirigente da empresa de pirotecnia, sediada noutra freguesia do concelho e ainda pelo pedido de licença de construção à Câmara Municipal de Fafe.
Esta construção não agradou os moradores, uma vez que os acessos desse mesmo local, não tem reunidas as condições de segurança, assim como a empresa não carece de autorização para qualquer alargamento de caminhos de servidão por parte dos proprietários.
No entanto, quase cinco anos depois, ressurge a notícia que a construção será de facto realizada com o aval das demais entidades e que acresce ainda o fabrico de material explosivo, sendo apenas o único obstáculo, a falta de acesso ao local.
Mas este não é o único motivo pelo qual os habitantes protestam, a Castanheira possui toda uma fauna e flora que devem ser respeitadas, existem a menos de 1000 metros do local do eventual armazém, pias arqueológicas e os designados “olhos marinhos”.
Temos ainda a conhecida Santa Marinha, local religioso que pertence à freguesia de Freitas, mas que recebe anualmente milhares de crentes, vindos essencialmente de Freitas, Travassós e Rendufe.
O Restaurante Quinta da Castanheira que todos os anos atrai milhares de pessoas devido a jantares, casamentos, batizados, festas, um espaço amplo, com uma vasta área, que chega a aglomerar cerca de 700 pessoas num evento.
O campo de futebol de Travassós situado também ainda na Castanheira, que se encontra de novo a ser utilizado pelo Grupo Amigos de Travassós (GAT) que tiveram a iniciativa de dinamizar o desporto que se tinha perdido na nossa terra.
Além disso, a nível ambiental, estudos apontam que os Verões do hemisfério norte trarão ondas de calor perigosamente mais longas, de realçar que de ano para ano, o clima tem-se tornado mais quente e seco, propício para o desenvolvimento de incêndios florestais, como tem acontecido por todo o território nacional, ora sendo o material pirotécnico altamente perigoso e inflamável, estaremos portanto à mercê de um verdadeiro culminar de fogo e destruição, que não só abrangerá toda a Castanheira, como todo o local adjacente a esta, até porque os próprios bombeiros não conseguem aceder com as viatura ao respetivo local.
Os Habitantes protestam ainda em defesa da sua própria vida e da sua família, que é colocada em causa, sendo um direito legítimo e constitucional e ainda pelo seu património, uma vez que a construção deste género de atividade arrastará consigo o prejuízo do turismo rural exercido nesta área, bem como a desvalorização dos terrenos dos proprietários, o que levará a um êxodo rural.
Se a construção se confirmar, em poucos anos a Castanheira deixará de ser um lugar povoado e passará a ser um exclusivo para fabrico de matérias perigosas.
Num século que tanto se valoriza o ambiente, estamos perante uma situação de controvérsia onde o dinheiro poderá falar mais alto.
Em suma, contamos com a colaboração de todos aqueles que através da sua assinatura reivindicam o direito dos moradores contra a construção deste armazém de pirotecnia no lugar da Castanheira.

Fafe, 21 de Outubro de 2019
Marta Barroso
(Representante dos Moradores da Castanheira)

Esta petição foi criada em 23 Outubro 2019