Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Queremos o reconhecimento da tauromaquia como património cultural do concelho de Baião

Para: Assembleia Municipal de Baião

A tauromaquia, há décadas que está enraizada no panorama cultural do concelho de Baião e é já uma tradição. Todos os anos, principalmente na altura do Verão, Baião recebe espectáculos tauromáquicos como garraiadas, vacadas e corridas de toiros. Em média, organizam-se 4 a 5 espectáculos por ano, mas este numero tem vindo aumentar de ano para ano. Há freguesias com mais tradição do que outras, como é o caso da freguesia de Valadares que todos os anos faz no sua praça de toiros a tradicional garraiada por ocasião das festas de São Tiago, temos a freguesia Ovil que também durante o mês de Junho por ocasião da festa do oráculo São João Batista, realiza a já tradicional tourada á vara larga e garraiada, mas temos também outras freguesias onde já se realizaram e realizam espectáculos desta natureza, como por exemplo Gestaçô e Teixeira e também Santa Cruz do Douro, onde este ano de 2019 pela primeira vez se realizou uma garraiada por altura das festas da nossa Senhora da Ajuda. De referir ainda que durante as festas concelhias em honra de São Bartolomeu, temos a já tradicional corrida de toiros, corrida de toiros essa que foi o espectáculo tauromáquico que mais anos seguidos se realizou no norte de Portugal.
Por tudo isto que acabamos de enumerar achamos que a tauromaquia está bem viva no nosso concelho e sentimos que temos todo o direito de pedir á Assembleia Municipal de Baião que reconheça a tauromaquia como património cultural do nosso concelho.

A aficion taurina de Baião



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
30 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.