Pela abolição da Mudança de Hora

Para: Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo Senhor Presidente da República, todos os Exmos Cidadãos Portugueses

O Parlamento Europeu aprovou o fim da mudança da hora nos Estados-membros, mas apenas em 2021 e não já este ano, como propunha inicialmente a Comissão Europeia.

A proposta foi aprovada com 410 votos a favor, 192 contra e 51 abstenções. A medida não é, no entanto, definitiva.

"O tema ganhou espaço no debate público europeu no último verão, quando a Comissão Europeia resolveu lançar um inquérito aos habitantes do Velho Continente, depois de dois estados-membros, Finlândia e Lituânia, terem mostrado algum desconforto com a mudança horária que acontece, de forma sagrada, duas vezes por ano. Na consulta pública, realizada online, foi perguntado aos europeus se queriam continuar a adiantar e atrasar o relógio, ou se, por outro lado, preferiam um horário único. Os resultados foram esmagadores: 84% das 4,6 milhões de respostas eram favoráveis à abolição da mudança de hora. "

Apesar de sermos um dos poucos países da União Europeia que continua a ter esta alteração de horário, o nosso governo continua a insistir defende que esta alteração se mantenha.

Propomos que se ponha fim a esta mudança de horário o quanto antes, pois não faz qualquer sentido nos dias de hoje nem a nível energético nem a nível económico, fazendo apenas com que a anoiteça mais cedo, exista uma diminuição na produtividade e um mal estar generalizado com esta mudança.

“os efeitos negativos para a saúde, o aumento dos acidentes rodoviários e a inexistência de poupanças de energia”, São alguns dos efeitos de alguns estudos adjacentes desta mudança.

Esta petição foi criada em 14 outubro 2019