Bairro Almirante Nunes da Mata, Parede Sul - Melhorias

Para: Exmo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede

Exmo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede
.
No dia 16 de Setembro de 2019 pelas 21:30h reuniu, na Sociedade Musical União Paredense (SMUP), um grupo de moradores do Bairro Nunes da Mata, convocados pelo Tutor do Bairro, António Rugeroni, para na sequência de duas reuniões anteriormente realizadas se deliberar sobre assuntos urgentes relacionados com:
.
O propósito desta petição prende-se com a resolução urgente no que concerne:
.
(i) A segurança de circulação de viaturas e peões no Bairro
.
De acordo com a informação disponibilizada Cascais Ambiente (ANEXO 1), o Bairro Almirante Nunes da Mata localiza-se em Parede Sul, uma área de 46.39 ha, sendo delimitada a Norte pela Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares, a Nascente pelas Rua Dr. Jacinto Alves e Rua Sampaio Bruno e a Poente e a Sul pela EN5 (Marginal), comporta 445 famílias e 1051 residentes (excluindo os não-residentes).
.
No seu interior as vias - a Rua Martins Vidal, a Rua Domingos José Morais e a Rua Marquês Pombal - são as mais problemáticas referente a (i).
Nos seus extremos – Avenida dos Príncipes e Rua Gomes Freire de Andrade – ao apresentarem dois sentidos, levam a constrangimentos no livre fluir do trânsito interno, sem alternativas de escapatórias, que serão particularmente críticas em situações de urgência (INEM, BOMBEIROS, ...) tanto à entrada como à saída do nosso Bairro.
.
Nesta sessão António Rugeroni apresentou sucintamente estes pontos analisados em reuniões anteriores, já trabalhados e sintetizados no ANEXO 2 a à acta da reunião (ANEXO 3), e onde se apresentam alterações/intervenções na circulação e estacionamento de viaturas no Bairro, designadas umas por Micro (as SOLUÇÕES URGENTES !!!) e outras por Macro tendo em conta a dificuldade/complexidade da sua execução/implementação.

Outro ponto da agenda desta reunião consistiu:
(ii) A constituição da Associação de Moradores e por esta via a criação de um órgão com representatividade e reconhecimento por parte das autoridades com quem se necessita dialogar.
NO ENTANTO, dada a identificação da morosidade da constituição e do processo da criação/instalação da Associação de Moradores, foi consensual avançar com esta petição face à urgência em melhorar a segurança rodoviária do Bairro no que respeita à circulação e estacionamento de viaturas, com implicações também na segurança da circulação pedonal.
Concluindo,

Vimos por esta via pedir ao Exmo Presidente da Junta de Freguesia da Junta de Carcavelos e Parede no sentido de apreciar esta nossa proposta anexa em conjunto com os representantes da Câmara Municipal de Cascais, onde me encontro disponível junto com outros moradores para reunirmos em local e hora a designar.

Melhores cumprimentos
António Rugeroni