Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela Dignidade do Trabalho dos/as Psicólogos/as do Serviço Nacional de Saúde

Para: Ministério da Saúde

Seja em hospitais públicos seja em unidades de saúde públicas de gestão privada, a atual situação dos psicólogos clínicos e da saúde é marcada por uma disparidade de condições, contratuais e de trabalho, que tornam esta classe profissional profundamente desagregada e particularmente sujeita aos retrocessos laborais que marcaram os últimos anos.

Nenhum setor como o da saúde foi tão afetado pelas diferenças de horários, contratos, vencimentos e discricionariedade das EPEs na contratação. É insultuosa a atual diferença salarial entre um psicólogo num hospital público com um contrato individual de trabalho e um psicólogo num centro de saúde, por exemplo, tudo porque a privatização da saúde fala mais alto e a fatura é paga, em primeira linha, pelos trabalhadores! A pressão e coação a que estes profissionais estão sujeitos leva-os muitas vezes a aceitarem situações desvantajosas que representam graves retrocessos nas suas carreiras.

O número reduzido de psicólogos nos contextos de saúde e a pressão para o cumprimento de objetivos leva a sentimentos de incapacidade e a culpabilização por parte dos trabalhadores, que não conseguem responder às exigências das administrações nem aos seus próprios princípios como profissionais. Esta situação afeta não só os trabalhadores mas também os utentes, pois reflete-se na qualidade do serviço prestado, que, desta forma, não permite a promoção da saúde física e mental da nossa população.

É urgente defender a carreira do psicólogo clínico, lutando por condições justas de acesso à carreira e pela integração de todos os profissionais da psicologia a exercer funções em contexto hospitalar e da saúde nesta condição!

É urgente lutar contra as injustiças decorrentes dos vários tipos de contratação para o mesmo posto de trabalho!

É urgente defender as 35 horas semanais para todos bem como a equiparação de carreiras, combatendo os psicólogos de primeira e de segunda que a privatização da saúde tanto quer criar!

É urgente defender a contratação coletiva e avançar com o Acordo Coletivo para as Carreiras Especiais, incluindo todos os Hospitais EPE!

Pela dignidade do trabalho dos/as Psicólogos/as do SNS, e por um serviço condigno para toda a população, junta-te a nós, assina esta petição para dar voz aos/às Psicólogos/as do SNS!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
583 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.