Solução para a falta de estacionamento na zona da Tapada do Mocho em Paço de Arcos

Para: Assembleia Geral da Câmara Municipal de Oeiras

Esta petição visa demonstrar o descontentamento dos moradores na Tapada do Mocho, mais concretamente na Rua Joaquim Quirino, Rua João Lopes Martins e Rua Maria Telles Mendes, e exigir a aplicação urgente de um plano que solucione as crescentes dificuldades sentidas para encontrar um local de estacionamento, especialmente durante o fim-de-semana e finais do dia.

É notória a falta de lugares de estacionamento face ao número de habitantes existentes na zona e face à redução do número de lugares por corte do acesso ao terreno no final da Rua Joaquim Quirino, a colocação de pinos nos acessos pedonais e do consequente reordenamento de lugares de estacionamento.

O pretenso ordenamento da área de estacionamento resultou numa franca redução da área útil o que tem condicionado de forma nefasta o quotidiano dos moradores, sem que se tenha notado qualquer aumento significativo do número de viaturas parqueadas que possa justificar o atual estado de insuficiência de lugares. Ainda assim, continuam a não existir corredores de acesso a todos os prédios para as viaturas de emergência, como ambulâncias e viaturas de bombeiros, pois todos os lugares ficam naturalmente ocupados pelas viaturas, o que resulta numa situação perigosa para todos os moradores.

Os moradores chegam a estar mais de uma hora à procura de uma forma de estacionar legalmente o seu automóvel, sendo muitas vezes obrigados a prevaricar por simplesmente não encontrarem um local legalmente designado.

Perante a escassez de lugares, tanto mais tendo em conta que estamos numa zona com muito poucas garagens e prédios com um assinalável número de frações, torna-se imperativo que o executivo camarário dedique mais atenção a este problema que tanto afeta os moradores desta zona da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias.

Solicitamos que a área de estacionamento seja efetivamente aumentada, algo que deverá passar pelo reordenamento dos arruamentos, por exemplo, expandindo a Rua Joaquim Quirino e da Rua Maria Telles Mendes aos terrenos anexos onde existe espaço para criação de um parque, ou outras soluções como construção de silos ou estacionamento subterrâneo. Entendemos que são soluções muito mais onerosas (com eventuais custos para o utilizador, o que não é de todo desejável) e de maior dificuldade de execução quer de um ponto de vista técnico quer do tempo que tal implicaria. Neste momento pedimos soluções que possam menorizar o problema da forma mais imediata possível.

Esta situação já se arrasta há muito tempo e chega a altura de serem tomadas medidas para resolver o problema.
  1. Actualização #1 Resposta do Dr. Isaltino Morais - Presidente CMO

Criado em quarta-feira, 30 de Outubro de 2019

Caros signatários, Fase à impossibilidade desta petição reunir as condições definidas no Regimento da Assembleia Municipal, a mesma foi apresentada na sessão extraordinária nº 19/2019 da assembleia municipal para discussão. Relativamente ao tema a Sr. Dr. Isaltino Morais diz existir um plano para o estacionamento no Município mas que não compete à Câmara Municipal a resolução dos problemas graves de estacionamento. Relativamente à zona da Tapada do Mocho eventualmente o problema ficará resolvido quando se implementar um projecto pensado para os terrenos que existem a Norte da Tapada e na consequente construção de um auto-silo, isto se as negociações relativas à aquisição dos terrenos se concretizarem. Fica o resumo relativo às questões discutidas sobre o tema no vídeo: https://youtu.be/cBD-E3JazEg A petição continuará em aberto mas, infelizmente, apenas serviu para que o tema fosse discutido, sem que as esperada aplicação urgente de um plano para resolver o problema tivesse sucesso. Obrigado a todos os 488 assinantes. Melhores cumprimentos.

Esta petição foi criada em 03 Outubro 2019