Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

EM DEFESA DO ARVOREDO E CANTEIROS DA AVENIDA CARVALHO ARAÚJO – PEDIDO DE REVISÃO DO PROJETO DE REABILITAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO DA AV. CARV. ARAÚJO – VILA REAL

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Real

Ex.mo Senhor Presidente da
Câmara Municipal de Vila Real,

Os signatários da presente Petição vêm solicitar junto de V.a Ex.a a revisão do projeto de reabilitação do espaço público da Avenida Carvalho Araújo desenvolvido no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Vila Real.

Numa altura em que o combate e as medidas de adaptação às alterações climáticas está na ordem do dia, em que se discute na ONU medidas para tornar as cidades resilientes às alterações climáticas, eis que a Câmara Municipal de Vila Real quer executar um projeto que, de forma alguma, tem em consideração medidas de mitigação aos fenómenos extremos de seca, de chuvas torrenciais e de temperaturas elevadas que se prevêm num futuro próximo.

Consideramos que não houve qualquer tipo de preocupação ambiental, nem qualquer tentativa de se elaborar um projeto de reabilitação que contemplasse a manutenção das árvores e canteiros existentes na avenida, essenciais para o bem estar e qualidade de vida das pessoas que frequentam esse espaço público.

- O corte de cerca de 40 árvores com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, alegadamente necessário para a execução do projeto de reabilitação da avenida, a destruição dos canteiros existentes e a impermeabilização do solo devido à colocação de pavimento na maior parte da área contemplada pelo projeto irá ter impactes negativos no clima e noutros indicadores ambientais, tais como:

- aumento da temperatura do ar, alterações no controlo da humidade do ar e aumento da poluição do ar;

- na prevenção de cheias urbanas e na diminuição de biótopos para a flora e fauna em meio urbano;

- a avenida ficará mais exposta ao sol no verão, diminuindo a atratividade para o recreio e convívio;

- a ausência de sombra tornará impossível a permanência de pessoas na avenida no Verão, pois, após o corte das árvores existentes, as árvores recém plantadas demorarão dezenas de anos até proporcionar a mesma sombra que as que lá existem.

De forma a que se possam cumprir os objetivos do PEDU para a Av. Carvalho Araújo, deveriam manter-se as árvores e canteiros existentes, que formam um corredor ecológico contínuo e que contribuem para o sequestro de carbono, para uma boa qualidade ambiental e aumento da biodiversidade e para a infiltração das águas pluviais. Com a manutenção das árvores de grande porte, nesta zona da cidade, reforçam-se os serviços dos ecossistemas que beneficiam a qualidade ambiental da Avenida e da cidade.

Por favor, assine e ajude a divulgar esta petição.

O projeto para a avenida pode ser consultado no website: http://www.pedu.cm-vilareal.pt/



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
796 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.