Eliminação da carne de vaca nas cantinas da Universidade de Lisboa

Para: Exmo. Senhor Reitor da Universidade de Lisboa, Professor António Manuel da Cruz Serra

A situação actual do planeta em termos climáticos é assustadora e urge tomar medidas concretas e visíveis para a sociedade, que possam evidenciar a relevância do problema das alterações climáticas que já afectam o nosso país de tantas formas diferentes, desde a seca nalgumas zonas do país com a consequente carência de água potável e incremento nos fogos de causas naturais, passando por tempestades com quantidades anormais de chuva noutras regiões, que motivam a destruição de culturas agrícolas, a destruição de bens e ferindo ou causando a morte a pessoas e animais.

Inúmeros estudos científicos têm corroborado esta visão de que as alterações climáticas são uma realidade inevitável nas próximas décadas e que é vital avançar com medidas concretas para debelar os danos causados e os que ainda irão acontecer.

Uma das causas das alterações climáticas é o metano produzido pela produção intensiva de gado bovino. Trata-se de uma causa confirmada pela ciência e que podemos controlar e reverter.

Assim, vinha por este meio pedir o seu apoio na eliminação da carne de vaca nas cantinas da Universidade de Lisboa, como medida prática para a redução da pegada ecológica da Universidade de Lisboa e como exemplo realista do caminho a ser trilhado para resolver este problema das alterações climáticas.

Como medida adicional, gostaria de propôr também a que num dia por semana todas as refeições fossem apenas vegetarianas e/ou veganas, em todas as cantinas da Universidade de Lisboa, por forma a evidenciar, de uma forma pedagógica, um modo de alimentação com uma menor pegada ecológica.

Muito obrigado pela sua colaboração e apoio a estas iniciativas.

Com os meus melhores cumprimentos

Esta petição foi criada em 26 Setembro 2019