Os votos em branco contam

Para: Presidente da República, Presidente da Assembleia da República

Em todas as eleições há um significativo número de votos em branco, eleitores que não desistiram de votar, mas não se revêm em nenhum dos partidos e movimentos.
Esses eleitores vão tomar uma posição, exercem o seu direito de voto, e a sua manifestação de vontade enquanto cidadãos não é respeitado, porquanto dele não resulta um efeito na representatividade expressa nos órgãos eleitos.
Vêm os signatários desta petição requerer que em todas as eleições onde haja lugar a distribuição por aplicação do método de Hondt, os votos em branco entrem nessa distribuição, e reflitam a vontade dos eleitores resultando em lugares não preenchidos.
Este procedimento resultará numa melhor democracia e pode contribuir para a diminuição da abstenção!

Esta petição foi criada em 21 Setembro 2019