Em defesa do Rio Lizandro

Para: Câmara Municipal de Mafra

Os assinantes desta petição exigem às entidades competentes que promovam a investigação imediata de todas as descargas poluentes no Rio Lizandro e tomem medidas de requalificação do ecossistema.

O Rio Lizandro tem a sua nascente na Freguesia da Venda do Pinheiro, concelho de Mafra, possui uma extensão de cerca de 30 km, e tem como principal afluente a Ribeira da Cabrela.

Encontra-se gravemente poluído desde a sua nascente, e recentemente foi visualizada uma descarga que se notou no cheiro e cor das suas águas no Parque Ecológico da Venda do Pinheiro.

Existem imagens de vídeo no Grupo de Facebook "GUARDIÕES DO PARQUE", onde se pode visualizar diversos peixes mortos devido à poluição.

O rio está neste momento a perder a vida que tem ganho nos últimos meses. Este problema ambiental é inadmissível num país dito civilizado. O assunto é sobejamente conhecido da opinião pública.

Para além do evidente atentado ambiental, a poluição do rio constitui um grave problema de saúde pública cujas consequências não são completamente conhecidas.

É indesmentível que as populações se vêem privadas de um recurso natural que é de todos.

Este problema tem de ser resolvido urgentemente.

Em defesa do Rio Lizandro , para Câmara Municipal de Mafra foi criada por: Guardiões do Parque .
Esta petição foi criada em 06 setembro 2019