Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição por medidas eficazes de combate à Vespa Asiática

Para: Ex,mos Ministro da Agricultura, Ministro do Ambiente, Primeiro-Ministro, Presidente da Republica

Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Primeiro Ministro
Exmo. Senhor Ministro da Agricultura
Exmo. Senhor Ministro do Ambiente

Assunto: Criação de medidas nacionais efetivas de combate à vespa velutina (vespa asiática) e prevenção
à expansão da praga.

Factos

1 - A vespa velutina não é uma espécie nativa;
2 - Tem configurado uma ameaça real à agricultura portuguesa, em especial aos pequenos agricultores e agricultores rurais, que sem mecanismos de defesa assistem à destruição dos produtos agrícolas, em especial as frutas;
3 - Representa uma ameaça mortal à apicultura em Portugal, apesar de todos os mecanismos já utilizados pelos apicultores que se têm revelado insuficientes, podendo destruir colmeias em poucos dias;
4 - A vespa asiática tem, acima de tudo, se revelado um risco para a vida humana e saúde publica, tendo já protagonizado diversas mortes já anunciadas em notícias.

5 - Os mecanismos existentes para a destruição de ninhos, mediante a comunicação às autoridades e o respetivo preenchimento formulário entregue às mesmas autoridades, já se revelou uma medida falha, tanto pela muita burocracia, como pela lentidão e ineficácia.

6 - Muitos cidadãos, quer por desconhecimento, quer por acharem o processo inumerado acima, muito moroso e ineficaz, têm tomado iniciativa de, por conta própria, atacarem os ninhos quando encontrados, o que tem configurado, além de um perigo para as suas próprias vidas e das pessoas vizinhas, levam à propagação da espécie de forma exponencial.


Pelos motivos enunciados vimos requerer a tomada de medidas urgentes, eficazes a nível nacional no combate a esta espécie invasora que constitui uma preocupação séria devido à sua ação predadora que põe em perigo agriculturas, abelhas, animais e, o mais preocupante, vidas humanas.

Medidas necessárias:

- campanhas de informação à população da forma de reprodução desta espécie e o que a eliminação de forma não adequada pode proliferar a sua reprodução em massa;
- existência de patrulhamento das zonas afetadas no sentido de identificar os ninhos da espécie de forma imediata;
- eliminação de forma rápida e eficaz dos ninhos;
- criação/instalação de armadilhas por todo o território nacional, no sentido de identificar a existência da espécie, prevenir o aparecimento de novos ninhos na primavera e eliminar a vespa.


Não podemos continuar a assistir pacificamente sem nada fazer.

Por este motivo vimos muito respeitosamente solicitar a vossas excelências a tomada das medidas necessárias a nível nacional e regional.

Desde já, agradecemos o empenho para a resolução deste problema.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
403 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.