Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela municipalização do Estádio José Gomes

Para: Câmara Municipal da Amadora

O Estrela da Amadora é um dos pilares da história da nossa cidade. Nas bancadas do José Gomes também bate o coração da nossa terra. E o Estrela é mais do que um clube. É feito de gente como tu. Gente que vive, trabalha e estuda na cidade e que vibra com as três cores que pintam a nossa história de alegrias e tristezas mas sempre com orgulho. Ao longo de décadas, o clube levou o nome da Amadora a todos os cantos do país e pelo estrangeiro e explodimos juntos de alegria no Jamor quando trouxemos a Taça de Portugal para casa. E a nossa casa é o estádio.

Desde as divisões distritais de Lisboa até ao campeonato nacional da primeira divisão habituámo-nos a ver o clube como uma extensão da cidade. Passámos pelo calvário da insolvência, resultado da má gestão às mãos de diversas direcções que, lentamente, afundaram o clube. Graças a um pequeno conjunto de tricolores irredutíveis, que se recusaram a render-se, renascemos das cinzas com as camadas jovens. Na temporada passada, com o regresso do futebol sénior ao clube, que mobilizou para as bancadas do José Gomes mais adeptos que muitos jogos de futebol da I Liga, ficou provado, para quem ainda duvidava, que o Estrela está vivo e pujante. A cidade está com o clube que ansiava pelo regresso do futebol ao Estádio José Gomes.

Ao estádio onde treinaram e jogaram muitos jovens da nossa terra. Um estádio que é mais do que de futebol. É também expressão viva das diferentes modalidades que afirmam bem alto os valores do clube e da cidade, como é o caso do ténis de mesa. Num contexto de progressiva descaracterização do concelho e da cidade com o fim de muitas colectividades da cultura e do desporto, urge deitar mão e apoiar os projectos de renovação do tecido social da cidade.

Este clube, em crescimento, tem já mais de 2 mil associados e proporciona a prática desportiva saudável a centenas de jovens da cidade com ênfase na sua formação e não pode ser votado ao desprezo pela autarquia local. O Clube Desportivo Estrela assumiu-se, e bem, desde o primeiro momento, como herdeiro dos valores e princípios do extinto Clube de Futebol Estrela da Amadora. O Estádio José Gomes é, hoje, um equipamento degradado e foi posto em leilão para ser vendido por 6 milhões de euros.

Por força do peso da sua dimensão na história da cidade, como estrelistas e amadorenses não aceitamos outra casa para o nosso clube que não seja o Estádio José Gomes.
Vimos por este meio solicitar à Câmara Municipal da Amadora que exerça o seu direito de preferência de compra do estádio e garanta que volta a ser definitivamente de todos os amadorenses e a casa do Estrela da Amadora. E a isto corresponde também o respeito pela autarquia do uso exclusivo do terreno como zona desportiva conforme está no Plano Director Municipal.

Nesse sentido, apelamos à recolha de assinaturas e à mobilização de todas as forças vivas da cidade - sócios, adeptos, amadorenses, forças sociais, culturais e políticas - para defender a municipalização do Estádio José Gomes. Esta petição é um grito porque chegou a hora de os amadorenses defenderem a sua casa.

Primeiros signatários:

Bruno Amaral de Carvalho, sócio nº 1988
Carlos Pereira, sócio nº 70
Daniel Alexandre Marques Rodrigues, sócio nº 85
Eduardo Algarvio, sócio nº 41
Fernando Henriques, sócio nº 1987
Henrique Albuquerque, sócio nº 88
Joana Nunes, sócia nº 1907
Jorge Pereira da Silva, sócio nº 7
Luís Miguel Vales Gaiola, sócio nº 40
Pedro Aires, sócio nº 1497
Rui Miguel Sousa Ramos, sócio nº 57



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
532 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.