Pela preservação da floresta amazónica
Para: Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional David Samuel Alcolumbre Tobelem
Ajude a diminuir o desmatamento do "pulmão do Mundo".
O Congresso Nacional é o titular do Poder Legislativo Federal, e o exerce por meio da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, cabendo-lhe legislar sobre as matérias de competência da União bem como fiscalizar as entidades da administração direta e indireta, com o auxílio do Tribunal de Contas da União, pelo que se pede acção e medidas para impedir que o fogo e os madeireiros ilegais continuem a desmatar a Amazónia.
Relembramos nesta petição que a UNESCO classificou em 2001 Herança Oral e Manifestações Culturais do Povo Zápara- Equador e Peru, um dos povos mais antigos da Amazónia, e também Wajapi e classificou em 2000 como Património Natural da Humanidade o Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central, pelo que também contactaremos para que este complexo figure na lista de património em perigo, de acordo com o artigo 11(4) da Convenção.
Texto retirado de https://www.greenpeace.org/brasil/participe/vamos-zerar-o-desmatamento-no-brasil/
Mais de 1 bilhão de árvores tombaram na Amazónia nos últimos meses (considerando 1.500 árvores por hectare).
Entre agosto de 2017 e julho de 2018, a floresta perdeu 7.900 km2 por causa do desmatamento ilegal.
Para se ter uma ideia, isso representa o mesmo que 987 mil campos de futebol, ou então 5,2 vezes a cidade de São Paulo, a maior do Brasil.
Esses números refletem uma triste realidade. De um ano para o outro, o aumento do desmatamento foi de 13,7%. Não podemos mais permitir que a derrubada de nossa floresta aumente. É tempo de cobrar do nosso governo ações que protejam a floresta e sua rica biodiversidade. A destruição da Amazônia tem que acabar. #DesmatamentoZero
O problema
O desmatamento da Amazônia voltou a subir. Entre agosto de 2017 e julho de 2018, perdemos 7.900 km2, ou cerca de 1,18 bilhão de árvores. A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo e perder sua vegetação significa perder sua rica biodiversidade. Também significa aumentar a emissão de gases de efeito estufa, que causam as mudanças climáticas. O governo está falhando em proteger nossa floresta.
A solução
O fim do desmatamento no Brasil é factível e necessário para o futuro do país.
Desde 2015 está em discussão no Congresso Nacional uma proposta de lei de iniciativa popular para dar fim a este problema no país. Está nas mãos dos congressistas assumir o compromisso pela preservação de nossos recursos naturais. Vamos mostrar que queremos um Brasil sem desmatamento para essa e para as futuras gerações.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia é o bioma mais afetado por queimadas, com 51,9% dos casos, o que agrava a situação de degradação do território de proteção ambiental. Além disso, o número de queimadas na região aumentou 70% este ano (até 18/8), em comparação a mesma data, em 2018.
O estado do Amazonas declarou, na sexta-feira (16/8), situação de alerta ambiental. Segundo o Sistema Deter, que dá suporte à fiscalização e controle de desmatamento e degradação florestal, do Inpe, o desmatamento da região cresceu 278% em julho, em relação ao mesmo mês, no ano passado.
A petição Salve 47.000 km² da Amazônia! obteve 183.669 participantes até 14 de jan de 2019 tendo resultado na revogação do decreto lei que extinguia a Reserva Nacional de Cobre e Associados, por isso estas acções importam e têm efeito. Participem pois na Europa não há neste momento impacto sobre o que está a acontecer mas a imprensa "lá fora" não fala noutra coisa:
https://www.bbc.com/news/blogs-trending-49406519
https://www.vox.com/world/2019/8/20/20813786/wildfire-amazon-rainforest-brazil-siberia
https://www.complex.com/life/2019/08/prayforamazonia-trends-in-response-to-amazon-rainforest-fire
https://www.independent.co.uk/topic/amazon-rainforest?CMP=ILC-refresh
https://www.theguardian.com/environment/amazon-rainforest
-
Actualização #1 Encerramento da petição
Criado em 27 de agosto de 2019
Missão quase cumprida! Pelo menos fala-se do assunto e permitiu a intervenção de dezenas de ONGs e do G7. O problema não está sanado mas está encaminhado e esta petição cumpriu o seu propósito, pelo que a encerramos. Obrigad@ a tod@s quantos contribuíram e a partilharam.
"Aviões da Força Aérea decolam em Rondônia e iniciam combate aos incêndios na Amazônia
Ministro da Defesa diz que foi 'combinado' com Paulo Guedes o desbloqueio de R$ 28 milhões para o emprego na GLO; Rondônia já recebe ações em andamento" Por Marco Grillo em 24/08/2019 em https://oglobo.globo.com/sociedade/avioes-da-forca-aerea-decolam-em-rondonia-iniciam-combate-aos-incendios-na-amazonia-23901334
|
Assinaram a petição
392
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|