Centro Interpretativo do Estado Novo ('Museu Salazar'), SIM!

Para: Primeiro-Ministro do Governo de Portugal

Exmo. Senhor Primeiro-Ministro,

Os abaixo-assinados, conhecedores do que foi a ditadura do Estado Novo, manifestam, em nome próprio, o seu repúdio das tentativas de impedimento da criação do Centro Interpretativo do Estado Novo em Santa Comba Dão e pedem ao Senhor Primeiro- Ministro que não lhes dê seguimento.

Sem o mínimo conhecimento do cariz exato do museu (o qual ainda nem foi construído), surgiram já várias petições, abaixo-assinados e pedidos a manipular o que foi anunciado e, baseado na falsa noção de que este museu procuraria criar um local de homenagem a Salazar, a solicitar o cancelamento duma iniciativa criada por um orgão da administração local independente e democraticamente eleito (leia-se, a Câmara Municipal de Santa Comba Dão).

Os abaixo-assinados defendem que uma perspetiva objetiva e factual acerca do Estado Novo, de todos os seus crimes enquanto ditadura mas também dos seus pontos positivos, é há muito necessária, pois pelo país afora se multiplicam os museus acerca da ditadura e do 25 de Abril com uma clara tendenciosidade partidária (exemplo: Museu do Aljube em Lisboa). Se existe tentativa de branqueamento é a que estes museus fazem à causa e ideais comunistas, ignorando a ditadura comunista que se teria instalado no nosso país se não fosse o 25 de Novembro de 1975 e a intervenção de forças políticas moderadas.

Ademais, apesar das tentativas partidárias de que assim pareça, Salazar não é uma figura consensualmente detestada na sociedade portuguesa, como demonstra a sua eleição como o "Maior Português de Sempre" por votação pública no programa 'Grandes Portugueses' da RTP

Assim, os abaixo-assinado solicitam ao Senhor Primeiro-Ministro que nos termos do Artigo 37º da Constituição Portuguesa respeite a liberdade de expressão dos eleitores de Santa Comba Dão e, nos termos do artigo 111º observe a separação de poderes característica de um estado democrático, não envolvendo assim o governo português na disputa partidária que procura evitar que este Centro Interpretativo seja construido. Nada seria mais hipócrita do que procurar proteger as vítimas do Estado Novo com recurso à mesma censura que as oprimiu.

Em 19 de Agosto de 2019
Atentamente,