Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ABAIXO-ASSINADO PELA PARAGEM DA CONSTRUÇÃO DA BOMBA DE COMBUSTIVEL E PELA IMPLANTAÇÃO DE UM CORREDOR VERDE EM ALFORNELOS

Para: Moradores de Alfornelos, Pontinha e Brandoa

Em 2004 foi prometida à população pelo anterior Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, a construção de um “corredor verde” como medida imprescindível para diminuir o impacto negativo provocado pela cintura poluente de vias rápidas que rodeia Alfornelos.

O mesmo presidente não ignorava o facto de os terrenos não serem propriedade da então Junta Autónoma de Estradas (J.A.E). e terem de ser expropriados. No contexto da crise económica entretanto verificada, não só aqueles nunca foram adquiridos pela ex-JAE, como os novos executivos da Câmara Municipal da Amadora (C.M.A.) nunca fizeram o mais pequeno gesto para resolver a situação, apesar das finanças da edilidade apresentarem saldos muito favoráveis.
É vulgar a poluição provocada pelo elevado tráfego automóvel provocar excesso de ozono no ar, agente causador do aumento da mortalidade relacionada com o sistema respiratório. Os compostos orgânicos voláteis (COVs), para além de prejudicarem as funções respiratórias, são cancerígenos. As partículas em suspensão (PM) são responsáveis pelo surgimento e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, desde a bronquite, asma até DPOC ou mesmo neoplasias pulmonares. A arborização é comprovadamente a melhor forma de reduzir a poluição, sendo Alfornelos das localidades com menor rácio de árvores por habitantes no Concelho.

Os abaixo-assinados exigem a paragem imediata das obras de construção da bomba de combustível e de qualquer outro empreendimento comercial que esteja previsto para o local contiguo ao supermercado recentemente construído que se constituiu como um primeiro rude golpe no projecto do “corredor verde” que os assinantes exigem ver implantado no local com um poli-desportivo.

Alfornelos, Julho de 2019



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
181 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.