Petição: Pela protecção e condições básicas para os Animais no Canil do Vale do Douro Norte

Para: Ex.mos Srs. Presidentes dos Municípios de Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real

Assunto: Petição pela Protecção dos Animais recolhidos/alojados no Centro de Recolha e Protecção Animal do Vale do Douro Norte (Canil do Vale do Douro Norte)

Os Signatários desta Petição vêm solicitar a V. Exas. como responsáveis pela Associação de Municípios do Vale do Douro Norte (AMVDN), entidade gestora do Canil do Vale do Douro Norte situado em Vila Real, os seguintes procedimentos:

1 - Aquisição de comedouros de inox, para que cada animal possa dispor de um recipiente para se alimentar;

2 - Reparação dos bebedouros danificados e instalação de bebedouros de capacidade superior, dado que, muitos dos animais alojados são de grande porte e algumas boxes estão expostas à luz solar durante todo dia, aquecendo a água dos bebedouros;

3 - Vacinação de imediato de todos os animais acolhidos: contra Raiva e vacina Quadrupla (contra a Parvovirose, Esgana, Leptospirose e Hepatite Infecciosa Canina), importante medida em ambiente de Abrigo para diminuir o risco de contágio;

4 - Desparasitação interna e externa de imediato dos animais, de modo a controlar os parasitas internos (endoparasitas ou vermes) e os parasitas externos (ectoparasitas) no Canil;

A vacinação e desparasitação são muito importantes para proteger os animais e controlar as Zoonoses (Doenças Transmissíveis ao Homem), protecção para as Pessoas que entram em contacto com os animais: Funcionários, Adoptantes e Voluntários do Canil.

Esperamos a V/ melhor atenção às solicitações urgentes descritas, assim como aguardamos as intervenções de manutenção/ampliações tão necessárias no Canil do Vale do Douro Norte, uma vez que abrange 7 Municípios e apenas tem 48 boxes...

Nomeadamente, criação de áreas de quarentena para diminuir o contágio dos animais, sala de recobro protegida para os animais feridos ou a recuperar da esterilização e zonas vedadas no exterior para os Voluntários e Adoptantes passearem/interagirem em segurança com os animais, que actualmente estão fechados nas boxes todo o ano.

Com os melhores cumprimentos,

Esta petição foi criada em 28 Julho 2019