Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

JI e EB Sto Amaro - contra mudança de auxiliar pela Junta de Freguesia de Alcântara

Para: Exmo Sr Presidente da Junta de Freguesia de Alcântara - Davide Amado

Contra a transferência de auxiliar do JI da EB de Sto Amaro pela Junta de Freguesia de Alcântara!!!

A estabilidade emocional das crianças, no contexto do seu desenvolvimento social e emocional, é um aspeto fundamental, particularmente nas crianças mais novas. São vários os fatores que concorrem para a promoção dessa estabilidade, sendo que a confiança estabelecida entre a criança e a assistente operacional, assim como os laços afetivos criados entre ambas, são aspetos extremamente importantes. A assistente operacional é um elo fundamental entre a criança e a educadora de infância, e muitas vezes consubstancia-se como uma importante figura de referência quando – por motivos vários ligados a critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação – os educadores de infância mudam de escola, verificando-se uma instabilidade na continuidade pedagógica. O assistente operacional é um dos apoios que a criança tem entre a educadora, a sala de aula, a escola, o recreio, o refeitório e os restantes colegas. A criança deve e tem que ter, um apoio permanente que lhe transmita segurança, apoio esse que é dado também pela assistente operacional.
Todos estão muito satisfeitos com o trabalho das assistentes operacionais do JI da EB de Santo Amaro e na nossa opinião, uma equipa que trabalha muito bem com as crianças, apesar de todas as dificuldades que têm diariamente para o fazer, é uma mais- valia para as crianças que não deveria ser modificada.
Não havendo vontade de alteração de local de posto de trabalho de qualquer assistente operacional de nenhuma das escolas do agrupamento, não entendemos a alteração de uma equipa que funciona muito bem.
É com desagrado que vemos uma decisão como uma transferência, ser tomada perante o esforço diário da assistente operacional, para que todas as crianças se sintam integradas e acarinhadas na escola. Os muitos anos de serviço, no mínimo, deveriam ser tomados em conta, sobretudo sendo uma ótima profissional e muito estimada por todos. Consideramos, ainda, que essa experiência acumulada numa escola que há muito se afirma como inclusiva, com crianças com necessidades educativas, é uma mais valia fundamental, que deve ser considerada prioritária aquando de uma decisão desta natureza.

Agradecemos que esta decisão seja ponderada e que a normalidade regresse ao JI da EB Santo Amaro, mantendo as assistentes operacionais na mesma escola. Na nossa opinião o trabalho bem executado, deve ser reconhecido com melhorias de condições e não com perturbações numa equipa que funciona muito bem, sobretudo a quem as crianças adoram e se sentem acarinhadas e seguras.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
44 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.